Dicas Práticas e indicações

17 de maio: Dia do Aprender Brincando 2018

17 de maio: Dia do Aprender Brincando 2018
Imagem extraída de Portal Aprendiz (criança na EMEB 16 de Março, em Alagoas)
Em parceria com Portal Aprendizicone-link-externo

O Portal Aprendiz identifica a educação integral como um potente instrumento de transformação da sociedade e entende que a cidade é um espaço repleto de oportunidades educativas capazes de promover, em conjunto a outros espaços formadores, o desenvolvimento integral dos indivíduos. O site espera estimular a reflexão e o engajamento social na construção de uma educação plural que transcenda os muros da escola e garanta a aprendizagem contínua e o pleno desenvolvimento dos sujeitos.

26 de Abril de 2018..

Dia para celebrar, nas escolas e pela cidade, a importância de brincar e de aprender ao ar livre. Saiba mais neste post do nosso parceiro Portal Aprendiz.

Quando a criança brinca, o mundo ao seu redor se transfigura. A árvore do quintal se torna um imponente castelo e as folhas que dela caem cortam o ar feito aviões. Sob o olhar imaginativo da infância, a terra pode virar massa de bolo ou matéria-prima para moldar toda e qualquer invenção.

São nessas interações lúdicas com o mundo, desenvolvidas individual ou coletivamente, que a criança aprende a se enxergar, enxergar o outro e o espaço habitado. Como afirmou o psicólogo Peter Gray em entrevista ao Portal Aprendiz: “o brincar é a maneira pela qual as crianças adquirem estrutura física, emocional, intelectual e social. Ao brincar, nós simulamos um mundo no qual é possível praticar as habilidades que serão necessárias ao nos tornarmos adultos de fato”.Se a brincadeira acontece ao ar livre, os efeitos de reconhecimento do mundo e de si mesmo são ainda maiores.

É esta rica troca que propõe o movimento global Dia de Aprender Brincando, que convida educadores, pais, mães e cuidadores para, no dia 17 de maio, abrir as portas de casas, escolas e outros espaços educativos para explorar as potencialidades de aprender e brincar ao ar livre. Em 2017, mais de 165 mil crianças foram impactadas e experimentaram os benefícios desta prática.

Raiana Ribeiro, gestora do Programa Cidades Educadoras, da Associação Cidade Escola Aprendiz, que apoia pela terceira vez a iniciativa, comenta a importância do brincar para a criação de territórios cada vez mais democráticos e inclusivos. “Uma Cidade Educadora reconhece nas crianças, em suas múltiplas formas de expressão e linguagem – e brincar é a forma como a criança elabora e apreende o mundo -, um importante agente de transformação dessa cidade. Ao extrapolar as paredes da sala de aula e os muros da escola, o Dia de Aprender Brincando reforça o direito a uma educação permanente, que se dá ao longo da vida.”

Outro objetivo do Dia de Aprender Brincando é chamar a atenção para o espaço ainda restrito reservado ao brincar na educação formal, relegado muitas vezes ao intervalo entre aulas, apesar de inúmeras pesquisas sugerirem o movimento contrário.

O estudo australiano The Case for Play, da ONG Playground Ideias, por exemplo, constatou que uma infância repleta de momentos de brincadeiras possibilita um maior desenvolvimento psicológico e cognitivo por parte da criança, maior grau de escolaridade – aumento de 44% de chances de ingressar no ensino médio e 17% no nível universitário –, além de menor probabilidade de desenvolver doenças como ansiedade ou depressão.

Para participar do Dia de Aprender Brincando, basta inscrever-se gratuitamente no site da campanha. A plataforma disponibiliza ainda um largo arcabouço de recursos como planos de atividades, pôsteres e conselhos inspiradores para potencializar as experiências.

Vale participar e ainda convidar outras famílias e as escolas para integrar também este movimento e aproveitar um dia bem especial!

Texto adaptado de Portal Aprendiz

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar