9 dicas para ensinar às crianças sobre sustentabilidade | Labedu
Dicas Práticas e indicações

9 dicas para ensinar às crianças sobre sustentabilidade

Imagem retirada de Pixabay
30 de abril de 2018

Descubra aqui formas simples de incorporar hábitos ecologicamente corretos no cotidiano das crianças!

Ter hábitos sustentáveis e preocupar-se com o meio-ambiente são atitudes que devem ser estimuladas desde cedo. Quanto antes elas são iniciadas, mais facilmente tornam-se parte da rotina, sem sobrecarregar o cotidiano ou exigir esforço excessivo por parte dos adultos ou das crianças. Damos aqui algumas dicas, sugerindo pequenos ajustes que podem fazer toda a diferença. Aproveitamos para lembrar que o exemplo dado pelos mais velhos é sempre muito importante.

1. Ensine às crianças que a luz e os aparelhos eletrônicos não devem ficar ligados quando não estão em uso. Apertar o interruptor quando sair de um ambiente, remover um equipamento do carregador quando a carga estiver concluída e desligar aparelhos sonoros ou TVs quando ninguém os estiver utilizando são atitudes que ajudam a economizar energia.

2. Tomar banhos rápidos pode economizar muitos litros de água limpa! Que tal conversar sobre isso com as crianças, explicando sobre a importância de preservarmos esse recurso tão precioso para os humanos, plantas e animais?

3. Prestar atenção à alimentação também é uma forma de cuidar do meio-ambiente. Levar as crianças para fazer compras junto com você em locais de agricultura familiar e orgânica e conversar sobre essas formas de produção oferece referências de consumo responsável, além de contribuir para a saúde de todos. É possível, inclusive, reutilizar alguns cabos de verduras e sementes para criar, junto com os pequenos, uma pequena horta caseira. Reduzir o consumo de carne, conversando sobre isso com as crianças também as convida a pensar sobre modelos produtivos.

4. Evitar comprar muitos brinquedos ou roupas e procurar reutilizá-los é uma ótima forma de reduzir o consumo e, portanto, de evitar o desperdício de recursos naturais. Roupas que ficaram pequenas para uma criança podem ser utilizadas por outra. Brinquedos que já não são utilizados nas brincadeiras podem ser doados ou trocados. Afinal, não é preciso ter muito para se divertir, não é mesmo?

5. Ensinar às crianças desde cedo que é melhor colocar no prato pequenas porções de comida e repetir se ainda estiver com fome é uma ótima forma de evitar desperdícios de comida e incentivar que a alimentação ocorra de forma cada vez mais autônoma e consciente!

6. Mostre aos pequenos que é possível utilizar os dois lados e os cantos das folhas de papel, diminuindo os gastos.

7. Ensine as crianças a separar o lixo reciclável do orgânico e converse com elas sobre a importância desse hábito.

8. Na hora do banho, enquanto a água esquenta, recolha junto com as crianças a água corrente em um balde. Reserve essa água para lavar o chão, dar a descarga ou regar as plantas.

9. Ensine as crianças a escovar os dentes com a torneira fechada. Essa é mais uma forma de economizar água!

Além de convidar as crianças para pensar no coletivo e no impacto de suas ações sobre o mundo, levantar questões sobre sustentabilidade também ensina sobre como lidar com gastos. Afinal, quanto maior a economia, mais barata virá a conta, não é?

O que você acha dessas dicas? Tem outras? Está pronto para começar a fazê-las junto com as crianças? Depois, nos comentários, nos conte como está sendo a experiência!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar