Aprender linguagem: entre conversas e gargalhadas | Labedu
Casos e Referências

Aprender linguagem: entre conversas e gargalhadas

23 de abril de 2018

A interação de dois bebês pode ajudar a entender melhor o desenvolvimento inicial da linguagem. Confira!

Letícia e Lucas, irmãos gêmeos, estavam com quase nove meses quando foram flagrados nesta linda e divertida interação, filmada e postada num canal do Youtube. Se não teve a oportunidade de vê-los ainda, confira aqui:

 

Além de nos contagiarmos com as gargalhadas, especialmente de Lucas, e com o intenso “falatório” de Letícia, o vídeo nos permite refletir sobre o que está acontecendo com esses pequenos do ponto de vista do desenvolvimento da linguagem.

Com cerca de oito ou nove meses, os bebês não apenas reconhecem o outro, mas também começam a identificá-lo como parceiro para interações. Isso se explicita inclusive no âmbito da linguagem. As conversas, marcadas por balbucios e já algumas sílabas (como “mã” de Letícia num dos momentos do vídeo), ganham cada vez mais espaço, ampliando também as interações com outras pessoas. Nessa fase, a cada dia é possível perceber que novos sons são aprendidos e emitidos pelos bebês, mostrando que a observação e a imitação cumprem um importante papel nesse momento do desenvolvimento da linguagem.

Por tudo isso, para instigar os pequenos a estabelecerem conversas, é bem interessante promover momentos de aproximações com outros bebês ou até com crianças um pouco maiores. Além disso, conversar com a criança, narrar acontecimentos do dia, cantar e ler histórias são de fundamental importância para que sigam aprendendo a falar e a se comunicar por meio da linguagem oral.

Para saber mais sobre este e outros momentos do desenvolvimento da linguagem, acesse a plataforma Aprender Linguagemconcebida em parceria com a equipe da pesquisadora Ana Teberosky (Universidade de Barcelona), é um guia digital sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. A fim de exemplificar os principais marcos desse processo, o site justapõe imagens que retratam situações cotidianas a explicações de especialistas relativas ao quando, ao o que e ao por que as crianças aprendem a falar.

Conheça o ebook Aprender Linguagem:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar