Aprender linguagem: olha pra mim, conversa comigo! | Labedu
Casos e Referências

Aprender linguagem: olha pra mim, conversa comigo!

14 de maio de 2018
Este artigo faz parte da série:

Aprender Linguagem

Esta “conversa” entre uma menina e seu pai traz uma reflexão sobre o potencial das interações e da imitação no percurso de aprendizagem da linguagem.

A informação que acompanha o vídeo a seguir é de que Bella tinha apenas 1 ano quando iniciou essa longa “conversa” com seu pai. Vamos ver a cena:

 

É por meio das interações com as pessoas, em especial com os adultos cuidadores, que as crianças são iniciadas no universo da linguagem, não apenas aprendendo um repertório de palavras, expressões e seus significados, mas também práticas sociais em que são utilizados. As crianças, desde bebês, são exímias observadoras e estão atentas à fala, aos gestos, à postura e à atitude dos adultos. Por esta razão, são capazes de participar de atos comunicativos, como esse que assistimos no vídeo, antes mesmo de saberem falar de modo convencional.

A menina conversa com seu pai por meio de vocalizações, gestos, entonações e ritmos diferentes, acima de tudo, exigindo atenção: o tempo todo quer que o pai olhe para ela. Essa interação que a menina estabelece é fruto de imitações; essa pequena certamente assistiu a conversas entre outras pessoas e participou delas também, convivendo com adultos que se dirigiram a ela não só por meio de palavras, mas também pelos gestos e pelo olhar.

Essa imitação não é mera “cópia” do que fazem e dizem os adultos, mas componente de um processo de construção e de compreensão por parte da criança. O protagonismo infantil também impacta no percurso de aprendizagens e de desenvolvimento. No caso da linguagem, Bella explicita que tem muito a dizer e demanda a atenção do adulto, a quem identifica como um parceiro para este diálogo. Tão pequena e já tão inserida numa das mais importantes e cotidianas práticas sociais de uso da linguagem: a conversa.

Para saber mais sobre este e outros momentos do desenvolvimento da linguagem, acesse a plataforma Aprender Linguagem: concebida em parceria com a equipe da pesquisadora Ana Teberosky (Universidade de Barcelona), é um guia digital sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. A fim de exemplicar os principais marcos desse processo, o site justapõe imagens que retratam situações cotidianas a explicações de especialistas relativas ao quando, ao o que e ao por que as crianças aprendem a falar.

Conheça o ebook Aprender Linguagem:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar