Até onde vai a violência contra as crianças no Brasil? | Labedu
Casos e Referências

Até onde vai a violência contra as crianças no Brasil?

25 de março de 2015

Dados levantados pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal trazem números alarmantes sobre a violência infantil em 2014

A violência contra crianças e adolescentes no Brasil é um problema há muito conhecido e que deve ser sempre alvo de combate. Em levantamento feito pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal em 2014, divulgado pelo Catraquinha e pelo  Jornal Hoje, os dados mostram que:

– mais de 150 mil crianças e adolescentes foram vítimas de violação de direitos no ano passado, segundo registros do Disque 100 (telefone para denúncias anônimas, mantido pela Secretaria);

– a cada 10 minutos uma criança ou adolescente foi vítima de violência no Brasil em 2014;

– 55,73% dessas vítimas tinham menos de 11 anos;

– 47% eram meninas.

Dentre as violências mais comuns estão: violência psicológica (45%),  física (21%), sexual (13%) e negligência (37% dos casos).

Na maior parte dos casos, o agressor é a mãe, 37,18%, enquanto o pai é responsável por 17,64% das agressões. 

Os estados com maior número de denúncias foram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

A mídia nos apresenta fatos diários envolvendo a violação dos direitos de crianças e adolescentes, e os dados nos assombram. Importa estarmos informados para poder colocar em prática, acompanhar e cobrar ações efetivas de combate à violência infantil. Reduzir esses números é urgente!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar