Aprender Linguagem – Formação de Educadores | Labedu

Aprender Linguagem – Formação de Educadores

DENTRO DA ESCOLA . 2017, 2018, 2019

Em 2017, ampliamos o escopo da implementação do Aprender Linguagem – Formação de Educadores para a rede pública de Educação Infantil de Caieiras (SP). Com apoio da AmBev e do BNDES, o programa de formação continuada passou a atender 63 profissionais, que participam mensalmente de reuniões presenciais de formação com membros da equipe do Laboratório de Educação.

Nossas ações visam transformar as práticas locais, a fim de qualificá-las no que se refere à criação ou a ampliação de contextos favoráveis ao desenvolvimento da linguagem por crianças de até 5 anos de idade.

Para isso, auxiliamos os coordenadores pedagógicos na realização de reuniões de formação de professores, com foco na análise didática e planejamento de situações de aprendizagem da linguagem. Propomos aos diretores percursos formativos relacionados à gestão pedagógica e de recursos materiais disponibilizados às escolas, de forma que a organização da rotina e dos ambientes escolares favoreçam a interação e aprendizagem da linguagem infantil. Por fim, atuamos junto à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, com vistas a fortalecer o quadro local e garantir as condições para a sustentabilidade das ações de formação continuada em serviço e em rede.

Como parte do monitoramento do programa, no segundo semestre de 2017 acompanhamos 57 reuniões de formação de professores, realizadas pelos coordenadores pedagógicos durante os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) em uma amostra de 12 escolas. Além disso, observamos a implementação das propostas de atividades junto às crianças de 58 turmas. Utilizando roteiros estruturados, também registramos aspectos relacionados aos espaços, materiais e interações que ocorrem no cotidiano escolar, foco do trabalho desenvolvido junto aos diretores.

Apoio: