Aprender Linguagem – Formação de Educadores | Labedu

Aprender Linguagem – Formação de Educadores

DENTRO DA ESCOLA . 2017, 2018

De forma semelhante ao trabalho realizado nos municípios de Franco da Rocha (SP) e Casimiro de Abreu (RJ), o Laboratório de Educação iniciou na rede municipal de Mauá (SP) a implementação de sua metodologia de formação de educadores dirigida a coordenadores pedagógicos que trabalham com professores de Educação Infantil.

Por meio da utilização do material Aprender Linguagem – Formação de Educadores, abordamos simultaneamente conteúdos relativos ao desenvolvimento da linguagem na primeira infância, bem como referências para o planejamento e a análise didática de situações de aprendizagem em sala de aula.

No segundo semestre de 2017, conduzimos oito encontros quinzenais de 4h cada um, junto a 47 coordenadores, a fim de auxiliá-los na realização de reuniões semanais de formação durante os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Acompanhamos presencialmente 99 dessas reuniões, bem como 109 atividades desenvolvidas com as crianças, a fim de compreender a forma em que os educadores colocam em prática as ações planejadas conjuntamente nos nossos encontros, retroalimentando o processo de formação.