Ler em Rede & Um TETO para meu país

FORA DA ESCOLA . 2016, 2017

Em 2016, da parceria entre o Laboratório de Educação e a ONG Um Teto Para meu País, uma instituição que dentre outras ações realiza atividades com crianças, surgiu a demanda por um material capaz de levar à formação de um conhecimento básico sobre “mediação de leitura”. Nasceu, assim, a primeira versão da obra Ler em Rede, material que oferece referências teóricas e orientações práticas a formadores de mediadores de leitura, cujo foco de trabalho são crianças e jovens.

Em Ler em Rede, tratamos da importância da leitura em voz alta para o público infanto-juvenil, damos sugestões de como torná-la mais qualificada e oferecemos alguns critérios para a escolha de livros. A obra também conta com quatro propostas de reuniões que podem servir para orientar o formador na abordagem do tema junto aos futuros mediadores.

Nossa intenção com esse material é fazer com que os diferentes contextos em que as crianças interagem com a linguagem fora do ambiente escolar sejam potentes em si mesmos.

Em 2017,  o Laboratório de Educação acompanha​rá​ a implementação dessa versão piloto de Ler em Rede junto a ONG Um Teto Para meu País. Aproximadamente 96 voluntários terão formação baseada no material e atenderão cerca de 230 crianças de 9 comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A partir do impacto na qualificação dos mediadores de leitura e seus formadores, medido por meio de questionários, alguns aspectos do Ler em Rede serão reformulados ou validados, gerando uma segunda versão que poderá ser oferecida a outras instituições.

Compartilhe

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar