Ler em Rede & Um TETO para meu país | Labedu

Ler em Rede & Um TETO para meu país

FORA DA ESCOLA . 2016, 2017

Em 2016, da parceria entre o Laboratório de Educação e a ONG Um Teto Para meu País, uma instituição que dentre outras ações realiza atividades com crianças, surgiu a demanda por um material capaz de levar à formação de um conhecimento básico sobre “mediação de leitura”. Nasceu, assim, a primeira versão da obra Ler em Rede, material que oferece referências teóricas e orientações práticas a formadores de mediadores de leitura, cujo foco de trabalho são crianças e jovens.

Em Ler em Rede, tratamos da importância da leitura em voz alta para o público infanto-juvenil, damos sugestões de como torná-la mais qualificada e oferecemos alguns critérios para a escolha de livros. A obra também conta com quatro propostas de reuniões que podem servir para orientar o formador na abordagem do tema junto aos futuros mediadores.

Nossa intenção com esse material é fazer com que os diferentes contextos em que as crianças interagem com a linguagem fora do ambiente escolar sejam potentes em si mesmos.

Em 2017, o Laboratório de Educação acompanhou​ a implementação da versão piloto de Ler em Rede junto à ONG Um Teto Para meu País. 96 voluntários tiveram formação baseada no material e atenderam cerca de 232 crianças entre 2 e 14 anos de 7 comunidades de São Paulo. O impacto na qualificação de mediadores de leitura foi acompanhado por meio de questionários direcionados aos formadores e voluntários do TETO.

Identificou-se que o uso do material teve influências positivas, aumentando a familiaridade com conceitos relacionados às atividades de mediação de leitura e escolha de livros infanto-juvenis. Foi também possível discriminar algumas condições institucionais básicas para melhor aproveitamento do Ler em Rede, tais como capacidade de gerenciamento de questões operacionais, estabelecimento de uma linha efetiva de comunicação interna e garantia de momentos na rotina dedicados exclusivamente à formação dos voluntários.