Conheça o dicionário ilustrado Tupi Guarani | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Conheça o dicionário ilustrado Tupi Guarani

Imagem retirada de Pixabay
1 de novembro de 2017

Para divulgar e valorizar a cultura brasileira!

Você sabia que no Brasil existem mais de 150 línguas indígenas? Antes da colonização do nosso país, feita pelos portugueses a partir de 1500, estima-se que existiam mais de mil delas espalhadas pelo território brasileiro. 3 milhões de indígenas falavam dialetos dos mais variados e boa parte deles foi se perdendo por conta da extinção de povos e da implantação do português como língua oficial. Mesmo assim, sem nos darmos conta carregamos em nosso vocabulário muitas palavras que vieram de grupos indígenas – pipoca, jacaré, abacaxi, Iguaçu são apenas algumas delas.

Com o intuito de trazer para perto esse conhecimento e resgatar as origens do nosso país, foi criado o dicionário Tupi Guarani, que é uma das principais e mais importantes línguas do nosso país. Isso nos dá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história nacional, que precisa ser redescoberta e recontada a cada dia!

Aberto à participação dos usuários, esse dicionário virtual está em constante processo de crescimento conforme é alimentado com conteúdos novos trazidos por estudiosos e conhecedores do Tupi Guarani. Com gráficos interativos, mapas, vídeos e imagens relativos à boa parte dos termos ali presentes, podemos mergulhar nesse rico universo com as crianças que já concluíram ou que estão em processo de alfabetização, reconhecendo letras e palavras da nossa língua por meio do Tupi Guarani, que traz significados e ideias reveladores sobre nossa identidade cultural.

Para que os pequenos possam se interessar ainda mais pelo material difundido nessa plataforma, pode ser bacana usar alguns livros de apoio que contam histórias sobre os povos indígenas, aproximando as crianças de uma realidade tão distinta daquela da maior parte do território brasileiro. Confira aqui algumas dicas!

Compartilhe conosco sua experiência com o dicionário ou as descobertas interessantes que pôde fazer a partir dessa interação com as crianças!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar