Conheça o gRUPO êBA! | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Conheça o gRUPO êBA!

Imagem retirada de Pixabay
31 de janeiro de 2018

Utilizando o corpo como instrumento de comunicação e contação de histórias

Três garotas encantadas pela comunidade surda e pela cultura popular em suas mais variadas esferas se uniram em 2012 para conectar seus interesses, a fim de proporcionar uma nova forma de encontro entre universos de comunicação. Amanda Lioli, Livia Albano e Brunna Talita são as protagonistas dessa história e têm levado brincadeiras, músicas e narrativas a “crianças de 0 a 100 anos” a partir de uma linguagem diversa: o corpo, os recursos visuais, a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais (LIBRAS) como instrumentos de interação.

Valorizando a cultura infantil, o gRUPO êBA acredita que um mundo mágico pode e deve chegar a todos, permitindo uma viagem à imaginação, despertada pela narrativa oral, e sensibilizando o corpo como uma ferramenta completa e extremamente comunicativa.

Os trabalhos realizados pelo grupo vão desde a tradução de eventos para a LIBRAS, promoção de festas e aniversários, mediação de leitura (aproximando o leitor de seus livros), oficinas criativas (estimulando a inventividade de cada participante, utilizando o corpo e as brincadeiras como fonte de inspiração) e a contação de histórias (onde contos do folclore mundial, contemporâneos e mitos de criação são narrados e acompanhados percussiva e visualmente).

Entre cada uma das narrativas são realizadas atividades lúdicas que envolvem, divertem e resgatam a cultura da infância. Brincadeiras clássicas e atuais se entrelaçam e são adaptadas aos ouvintes e aqueles que não ouvem, propondo a inclusão de todos por meio de gestos, ritmos corporais, vibrações e estímulos visuais. Dessa forma, todos participam e são convocados ao encontro, criando possibilidades dentro desse espaço.

Alguns espetáculos de autoria própria que surgiram com o projeto podem ser conhecidos por meio dos eventos promovidos pelo grupo, sendo os mais famosos: “Árvore de palavras”, “Contos de Brincar”, “Pé de sonho e outras histórias” e “De lá pra cá muita história pra contar”.

Para saber mais sobre esse rico trabalho que se baseia numa proposta inclusiva e que aposta no poder comunicativo do corpo e da linguagem não verbal, acesse o site do grupo eba!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar