Casos e Referências

Cozinhar Educa: o que as crianças aprendem nas interações com os alimentos e a culinária?

Cozinhar Educa: o que as crianças aprendem nas interações com os alimentos e a culinária?
30 de agosto de 2017..
Este artigo faz parte da série:

Série Educa

Neste post da série Educa, confira importantes aprendizagens que as crianças realizam ao observar e ao lidar com as tarefas que envolvem a preparação dos alimentos.

Não é apenas durante as refeições que as crianças podem aprender sobre a alimentação saudável, sobre a origem dos alimentos, sobre formas de preparo etc. Na verdade, não é apenas saboreando os alimentos que as crianças aprendem sobre eles, mas também observando e lidando com as demandas que envolvem o preparo de um prato.

As crianças podem ser envolvidas no preparo das refeições antes mesmo que os alimentos cheguem à cozinha de casa. Organizar uma lista de compras, ir à feira ou ao mercado, escolher os alimentos – o que inclui aprender a selecionar frutas e legumes e a controlar quantidades, por exemplo – trazê-los para casa, lavar o que for preciso, temperar, cozinhar, assar, seguir uma receita, enfim, em todas essas situações as crianças podem aprender um bocado!

Na feira ou no mercado, ainda bebês, podem sentir a textura de uma fruta, o cheiro mais forte de uma hortaliça, observar os adultos fazendo escolhas enquanto escutam sobre elas e as peculiaridades dos alimentos (mais duro, mais colorido etc). Em casa, na cozinha, podem observar como o que comem é preparado, vendo o adulto atuar e nomear tanto os alimentos quanto o que está executando: “olha que batata molinha! Agora, vou amassar com a cenoura”. Os adultos também podem chamar a atenção dos bebês para as cores e para os diferentes sabores e promover experimentações de um mesmo alimento cru ou cozido, por exemplo, quente ou frio ou com temperos distintos.

Quando maiores, as crianças podem ser colocadas como responsáveis por determinadas tarefas: acrescentar um ingrediente, misturar, experimentar e opinar sobre o sabor etc. Maiores ainda podem seguir o passo a passo de uma receita e assumir mais tarefas sob a supervisão de um adulto, como, até mesmo, preparar sozinhas um prato.

É importante que todos esses momentos sejam permeados de conversas sobre a alimentação saudável, a origem de distintos alimentos e suas características, a importância dos profissionais que permitem nosso acesso aos alimentos (agricultores, feirantes etc.,) a higiene e os cuidados necessários para manipular alimentos e utensílios de cozinha, sobre formas de preparo, a leitura de receitas, medidas e misturas, hábitos culturais e até sobre costumes e tradições em datas ou ocasiões especiais ou as preferências de cada membro da família.

Além de todas essas possibilidades, a interação entre adulto e criança nessas situações e ambientes é outra oportunidade de aproximação e de estreitamento dos vínculos afetivos. Por tudo isso, que tal inserir mais as crianças nas idas à feira ou ao mercado e nas demandas que envolvem a preparação caseira das refeições? Afinal, criança também se educa na cozinha!

No nosso aplicativo Apprendendo, confira as dicas de atividades que podem ser realizadas com as crianças, conhecendo os ambientes “Feira” e “Cozinha”! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar
Casos e Referências . Infância e Sociedade, Diversidade, ...

Conviver Educa: como as crianças aprendem compartilhando o dia-a-dia com pessoas diferentes

Em mais um post da série Educa, saiba sobre as importantes aprendizagens que acontecem na convivência ...

Casos e Referências . Infância e Sociedade, Desenvolvimento ...

Compartilhar Educa: o que as crianças aprendem quando dividem espaços e pertences com outras pessoas?

Confira, em mais um post da nossa série Educa, aspectos importantes sobre esse movimento tão básico ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Saúde ...

“Se Sujar” Educa: o que as crianças aprendem se sujando?

Confira, aqui, algumas das aprendizagens que as crianças realizam em situações em que lidam com terra, ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Educação ...

Apreciar Educa: o que aprendem as crianças na interação com as artes?

Nesse post da série Educa, apresentamos algumas das aprendizagens realizadas pelas crianças quando apreciam ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Brincadeira, ...

Movimentar-se Educa: qual o papel do movimento no desenvolvimento infantil?

O que as crianças aprendem correndo, pulando, saltando e se movimentando sem parar Confira, aqui, este ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Educação ...

Imitar Educa: qual o valor da imitação no processo de aprendizagem?

Neste post da série Educa, descubra o que as crianças aprendem imitando pessoas com as quais convivem ...