Curtas que arrebatam #14 - As relações entre as pessoas | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #14 – As relações entre as pessoas

27 de março de 2015
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Que tal olharmos para as relações humanas, especialmente as que ocorrem no âmbito familiar, e ajudarmos as crianças a aprenderem sobre elas?

As relações humanas são mesmo muito complexas, envolvem os mais variados sentimentos explicitados com as mais variadas intensidades. Não podia ser diferente no âmbito familiar: as relações entre pais e filhos, entre os diferentes membros, as que estruturam a família em si.

Olhar para essas relações ajuda as crianças a aprenderem mais sobre amor, carinho, saudade, despedida e sobre outros tantos sentimentos que perpassam a vida familiar. E alguns curtas podem nos ajudar a ensinar um pouco disso para os pequenos. É o que essa seleção pretende mostrar. 

Para começar, uma obra ao mesmo tempo simples e grandiosa. Sem palavras e com traços delicados, “O Farol”, vencedor de 27 prêmios ao redor do mundo, apresenta-nos à família formada por um pai e um filho, tratando de amor, crescimento e envelhecimento, ou seja, da própria vida. 

O Farol (The lighthouse)

Po Chou Chi

No curta “Carregando Baterias”, está em jogo o afeto entre um pequeno robô e uma senhora solitária. Presente do filho, que não tem tempo de visitá-la, o robô e a senhora se aproximam, se afeiçoam e cuidam um do outro até o que seria suas despedidas. Uma história linda, capaz de ensinar sobre carinho e respeito.

Carregando baterias (Changing Batteries)

Cassandra Ng

É possível também olhar, de uma forma divertida, para essas relações, para esses sentimentos e para como uma família pode se constituir. Em “O Banquete”, vencedor do Oscar de curta de animação deste ano, um cãozinho nos mostra tudo isso de seu ponto de vista, permeado por muita comida. É a mudança repentina dos hábitos alimentares de seu dono, e dele, que chama sua atenção para mais uma presença na casa.

O Banquete (Feast)

Patrick Osborne


Assistir a esses vídeos com as crianças pode se transformar em um momento bem gostoso, de proximidade, de carinho e poderá render boas conversas. Melhor ainda se for em família!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar