Curtas que arrebatam #40 – Para falar sobre o corpo humano | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #40 – Para falar sobre o corpo humano

Imagem retirada de Dicas de Ciências
30 de agosto de 2017
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Selecionamos neste post algumas animações que explicam de maneira simples, para os pequenos, certas curiosidades a respeito do nosso maravilhoso corpo humano!

Com a ajuda de professores e pesquisadores convidados, o projeto Universidade das Crianças vem lançando uma série de vídeos na Internet com o intuito de responder, numa linguagem compreensível, a perguntas clássicas feitas pelos pequenos.

Falar sobre o próprio corpo para os outros nem sempre é tarefa fácil e, muitas vezes, esbarra em complexas questões biológicas ou até mesmo em assuntos que ainda são tratados como tabus em nossa sociedade. Traduzir questões como: “De onde vêm os bebês?”, “Por que o corpo das meninas é diferente dos meninos?”, “Por que os animais são diferentes dos seres humanos?” para o público infantil pode ser um desafio maior ainda! Essas e outras indagações foram respondidas e ilustradas nos vídeos abaixo de maneira bastante honesta e cuidadosa, dando conta de traduzir esses fenômenos com base científica a fim de esclarecer ideias e fantasias que começam a habitar a imaginação das crianças conforme se deparam com esses temas em suas vidas.

Vale a pena conferir!

De onde vem a nossa voz?

Um encontro harmônico entre o ar que entra em nossos pulmões com a nossa língua, bochechas e cérebro parece ser a combinação perfeita para formar o som que sai de dentro da nossa garganta e se projeta para fora do nosso corpo. Mas como isso acontece exatamente?

Por que os animais são diferentes dos seres humanos?

Você sabia que nós também somos animais? Precisamos nos alimentar, respirar, nos movimentar, como todos os outros, mas vivemos de maneira diferente e somos capazes de criar coisas incríveis!

O que o nosso corpo faz para que a gente cresça e se modifique?

Parece que dentro do nosso corpo uma única célula pode se transformar e dar origem a várias delas, que se diferenciam e vão criando um universo gigante de possibilidades para a nossa constituição física!

Por onde saem os bebês?

O bebê vai passando por muitos processos desde a sua formação dentro da barriga da mãe até o seu nascimento. Até que chega o dia em que ele precisa sair para começar a se desenvolver fora desse lugar quente e protegido. Que tal aprender como isso acontece?

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar