Curtas que arrebatam #44: Contos Africanos em Movimento | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #44: Contos Africanos em Movimento

Imagem retirada de Pixabay
17 de novembro de 2017
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Uma série imperdível para disseminar alguns contos da tradição oral da África e da Diáspora Negra por meio da contação de histórias.

O projeto “Contos Africanos em Movimento” proporciona oficinas direcionadas a crianças de 4 a 12 anos e tem o objetivo de estimular as mentes pensantes dos pequenos, os inquietando com histórias sobre o mundo. Essas oficinas trazem fatos curiosos, situações às avessas, onde eles possam perceber certa desordem, mexendo com os olhos e ouvidos infantis.

Cada uma delas descreve o contexto tanto histórico como geográfico de lugares singulares da África, utilizando materiais lúdicos para propagar essas narrativas. Criações artísticas, que envolvem pintura, colagem, trabalho com materiais reciclados etc. são atrelados à transmissão oral dessas culturas diversas, dando origem a produções muito bacanas feitas em parceria com as crianças. Como exemplo podemos citar os curtas metragens em stop motion, músicas, livros bordados, dentre muitos outros resultados que nascem desse encontro. Além da divulgação das histórias, a ideia é que pais e educadores continuem usando com as crianças o material criado nas oficinas.

A concepção dos “Contos Africanos em Movimento” surgiu de uma parceria com o HomeMade Artists, e agora é tocado por Julia Malta (artista visual) e Anaïs Grollimund Sylla (historiadora), responsáveis pela contação de histórias e elaboração das oficinas aqui no Brasil.

Confira abaixo as brilhantes animações que saíram desse projeto:

“Leuk a lebre, o mais jovem dos bichos”

Os bichos do mato gostavam de se reunir debaixo de uma árvore para discutir certos assuntos em assembleia. Depois de muitas conversas, decidiram descobrir qual era o mais jovem dentre eles. Já sabiam quem era o mais forte (o leão), o mais velho (o elefante), o mais desonesto e menos inteligente (a hiena)… Mas ainda assim faltava saber qual era o mais novo e esperto daqueles bichanos!


“Banir o Natural”

A lebre e o macaco não conseguiam ficar sossegados. O macaco se coçava sem parar e a lebre mexia sua cabeça de um lado para o outro a fim de ver se algum inimigo de sua espécie estava por perto. É aí que param para fazer uma aposta: quem consegue ficar mais tempo parado? Será que eles vão conseguir mesmo se manter imóveis um ao lado do outro?

“A Lagarta Mágica Multicolorida”

Sorvete era uma menina cheia de imaginação. Certo dia, seguindo uma trilha de formigas, se depara com uma pedra que tinha uma fechadura bem no meio. De lá de dentro sai uma lagarta multicolorida e falante que a leva para passear e viver muitas aventuras longe de casa…

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar