Encontros com a natureza | Labedu
Casos e Referências

Encontros com a natureza

16 de abril de 2018

Projeto “Playoutside” instiga brincadeiras ao ar livre e interação com a natureza.

É muito comum que, ao apresentarem relatos sobre suas infâncias, os avós ou bisavós das crianças de hoje contem que passavam boa parte do tempo sem compromissos, brincando ao ar livre, especialmente nas ruas e praças próximas de casa. Você já parou para pensar no tanto que eles aprendiam dessa forma?
Brincar ao ar livre ao longo da infância, em especial em locais nos quais a interação com a natureza se dá de forma mais intensa, é fundamental. Aqui no Toda Criança Pode Aprender já defendemos várias vezes essa ideia (como aqui, aqui e aqui).

E é justamente essa a defesa que também é feita pelo projeto “Playoutside – alegria de brincar na natureza”, criado na plataforma “Educando tudo muda”, pelas educadoras Ana Lúcia Machado e Marina Siracusa.

Segundo dados do Children & Nature Network, as crianças brasileiras são as que interagem menos com o mundo natural. Esse quadro precisa mudar! O projeto “Playoutside” visa conscientizar os adultos e instigar que as crianças caminhem, brinquem ao ar livre e observem tudo o que a natureza oferece. Isso potencializa infâncias com desenvolvimento saudável nos aspectos motores, sociais e emocionais.

É importante considerar ainda que a falta de brincadeiras ao ar livre, em contato com a natureza, tem contribuído para aumentar os índices de obesidade, stress e ansiedade, principalmente entre as crianças que vivem em regiões urbanas.

E para se beneficiar da interação com a natureza não é preciso levar os pequenos para explorar florestas ou locais distantes. Frequentar praças e parques da cidade em que a criança vive já proporciona essa importante interação. Assim, reserve espaço na rotina, por exemplo aos finais de semana, para favorecer esse tipo de experiência. Certamente você, adulto, se beneficiará também!

Assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre o projeto e sobre essa relação tão necessária entre as crianças e a natureza:

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar