Enquanto os adultos vão, as crianças já foram e voltaram! | Labedu
Casos e Referências

Enquanto os adultos vão, as crianças já foram e voltaram!

4 de março de 2015

Às vezes pais, mães e outros adultos criam sinais, falam meias palavras, inventam formas de se comunicar achando que as crianças não vão entender… pura ingenuidade… dos adultos, claro! Crianças estão atentas a tudo! Veja esses exemplos.

É muito comum que pais e mães queiram esconder algo das crianças e assim falem coisas pela metade, mudem o sentido do que querem falar, façam sinais achando que as crianças não estão vendo ou até falem em outro idioma pensando que elas não vão entender. Tudo em vão… As crianças são “super ligadas” e estão atentas a tudo.

Quando menos esperamos elas nos mostram que estavam entendendo tudo… muito mais do que gostaríamos ou imaginávamos.

Situação 1:

Os pais de Maria Isabel (1,5 anos) não queriam que ela ficasse dependente da chupeta a todo momento. Assim, quando saíam de casa ou iam embora da casa dos avós, para garantir que não a tinham esquecido, normalmente um perguntava ao outro sobre a chupeta em inglês.

Um dia, Maria Izabel entrou no carro e disse:

– Papai me dá a “nursing nipple”!

Situação 2:

Os pais de Fábio (2 anos) e Milena (5 anos) tinham combinado com os filhos que só poderiam tomar refrigerante nos finais de semana.

Mas, tendo acontecido uma festa na casa, na segunda-feira havia guaraná na geladeira.

Na hora do almoço, Milena se lembra mas logo se arrepende do pedido dizendo:

– Mamãe, posso tomar guaaaaaar…danapo?

No que Fábio logo completa:

– Eu também quero tomar guardanapo!

Situação 3:

Num fim de semana foram viajar a mãe, os dois filhos e a avó. A mãe, que é separada, havia arrumado há pouco tempo um namorado novo e ainda não tinha apresentado às crianças.

A mãe apaixonada ficava falando a todo momento e longamente ao celular com o rapaz.

A avó sabia da situação, mas num dado instante em que não tinha prestado atenção que a mãe estava no celular, perguntou à neta:

– Sua mãe está falando com a sua tia?

A criança (8 anos) responde:

– Não, vó, ela está falando com alguém que não me conhece e nem conhece o Tatá, porque ela fala o tempo todo: “porque meu filhos…”

Às vezes os adultos estão certos que estão no comando, “enganando” as crianças… e na verdade, os pequenos já foram e já voltaram!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar