Escolas muito diferentes de todas que você já viu! | Labedu
Casos e Referências

Escolas muito diferentes de todas que você já viu!

Imagem retirada de Business Insider.
31 de maio de 2017

Conheça aqui algumas das escolas mais curiosas que podem ser encontradas ao redor do mundo!

Num mundo tão grande, repleto de pessoas e culturas tão diversas, é impossível imaginar que um formato único e ideal de escola possa existir. Cada família escolherá o modo pelo qual a aprendizagem formal acontecerá, considerando aquilo que se mostra mais adequado às necessidades, possibilidades, vontades e características da criança.

Certas instituições de ensino são tão inusitadas que parecem obra de nossa imaginação! Os sites Bright Side e Business Insider reuniram algumas dessas escolas e selecionamos 5 para apresentar a vocês:

Uma escola sem desigualdade de gênero – Estocolmo, Suécia

A principal premissa dessa escola é promover igualdade total entre meninos e meninas, derrubando estereótipos de gênero. Os professores não utilizam pronomes como “ele” e “ela” e as crianças são chamadas pelo nome ou referidos com a palavra “hen” – um pronome neutro, vindo do finlandês. Os livros utilizados também são cuidadosamente selecionados para evitar a apresentação de papéis tradicionais de gênero na família, no trabalho e em atividades diárias. Todos os brinquedos da escola são disponibilizados para meninas e meninos, que podem fantasiar-se como quiserem e realizar as mais diversas brincadeiras.

post3105

Imagem retirada de Bright Side.


Uma escola que promove a criatividade das crianças para lidar com problemas reais – Nova Iorque, EUA

Os fundadores dessa instituição são integrantes do Blue Man Group, grupo performático que inicialmente se reunia em diversos espaços de Nova Iorque (como museus, galerias, parques e clubes de rock) para discussões livres contra o crescimento do individualismo e da competitividade capitalista. Atualmente, eles possuem um grupo de pesquisa e desenvolvimento e realiza experiências em diferentes contextos, como espetáculos teatrais e musicais. A escola fundada pelo Blue Man Group promove um ambiente escolar mais semelhante a um lugar para brincar. De acordo com eles, isso encoraja as crianças a quererem aprender durante períodos mais longos de tempo. As atividades realizadas são intimamente relacionadas com os problemas do mundo real e cotidiano, visando estimular a criatividade, a curiosidade e a compaixão entre as crianças. Entre elas estão discussões sobre reciclagem, criação de maquetes da cidade e aprendizagem sobre funcionamento e reparo de eletrodomésticos.

post31051

Imagem retirada de Business Insider.


Uma escola que aproxima as crianças de diferentes profissionais – Rhode Island, EUA.

Nessa instituição de ensino, o que mais importa é incentivar a curiosidade e a paixão dos alunos pelo campo de trabalho que lhes atrai. Os tutores são profissionais da área escolhida pela criança e que a levam para os ambientes reais em que atuam. Lá, elas realizam estágios, onde desenvolvem projetos ligados a seus interesses e às necessidades de seus tutores.

post31052

Imagem retirada de Business Insider.

Uma escola que promove a comunidade – Vilarejo Sra Pou, Camboja.

Essa escola tem o intuito de ensinar pessoas de todas as idades da comunidade de Sra Pou a transformar seus talentos e capacidades pessoais em negócios rentáveis. A ideia é promover a comunidade e a independência econômica das famílias, evitando que seus integrantes assumam trabalhos mal pagos ou sub-funções. Assim, produtos artesanais e mercadorias caseiras tradicionais podem ser vendidas para a região com preço, organização e sustentabilidade cuidadosamente definidos para potencializar a qualidade de vida dos produtores e vendedores e também da comunidade. O próprio prédio da escola foi elaborado em conjunto com a população local, com quem foram compartilhadas técnicas de construção para a construir edifícios. Quando não está sendo utilizado como escola, ele serve como sede da prefeitura e local para encontros comunitários.

post31053

Imagem retirada de Dezeen.

A escola mais verde do mundo – Sottenville lès Rouen, França

Projetado de forma especial, o prédio dessa escola integra-se a um parque, ampliando as áreas verdes da cidade e reforçando a importância da conexão com o espaço público. A própria construção promove reflexões nesse sentido e traz à tona a viabilidade de edifícios ecologicamente corretos. Há incentivo para que os alunos passem bastante tempo ao ar livre e, em dias quentes, algumas aulas acontecem nos gramados.

post31054

Imagem retirada de Bright Side.

O que você pensa sobre essas diferentes escolas? O que acha que podemos aprender com cada uma delas? Podemos ter muitas críticas ou admirar seus modos de funcionar e seus valores. A ideia não é importar esses modelos, mas sim perceber o que podemos aproveitar de cada um deles no nosso contexto.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar