Espaço de Leitura #7 – Dois irmãos | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Espaço de Leitura #7 – Dois irmãos

Imagem extraída do conto "Dois Irmãos"
11 de julho de 2018
Este artigo faz parte da série:

Espaço de Leitura

Uma história para provocar pensamentos e conversas sobre sentimentos e emoções a partir da relação entre irmãos. Saiba mais sobre o conto “Dois irmãos”, do Espaço de Leitura, plataforma do Laboratório de Educação.

A interação das crianças com histórias traz a oportunidade de fazê-las compreenderem melhor as relações humanas, expressarem sentimentos e emoções e estabelecerem comparações com as suas próprias experiências.

O conto “Dois irmãos”, recém lançado pela plataforma Espaço de Leitura, cumpre justamente este papel ao nos apresentar a Felipe e Marcos e relatar distintas situações que eles vivenciam como irmãos: a cumplicidade de ir e vir da escola juntos diariamente, de compartilhar brinquedos e brincadeiras, mas também a experiência dos conflitos inerentes a qualquer interação humana, em especial quando laços familiares estão em pauta.

Marcos sempre deseja brincar com Felipe, seu irmão mais velho, mas este é um pouco retraído e prefere ficar no seu canto sozinho. Marcos, então, opta por escolher os brinquedos que o irmão usou no dia anterior. Isso dá certo até o m0mento em que Felipe não desgruda do videogame, por dias seguidos, sem a menor intenção de compartilhar o jogo com o irmão. Os dois discutem e Marcos acaba ficando bem chateado.

No meio desse conflito, inúmeras emoções são evidenciadas: raiva, alívio, superioridade, isolamento, entre outras. Falar sobre o que sentem e aprenderem a nomear essas emoções é algo essencial no desenvolvimento das crianças.

Além da história oferecer elementos e possibilitar uma boa conversa com os pequenos, a plataforma ainda apresenta jogos e atividades que instigam um olhar sobre as relações humanas e sobre as emoções. Um bom exemplo disso está no jogo “Quem sente esta emoção?” que pede que os leitores ou ouvintes do conto identifiquem quais personagens demonstraram determinados sentimentos.

As emoções não são apenas evidenciadas por meio de palavras, mas também por gestos; o corpo, principalmente por meio das expressões faciais, contribui para que o que sentimos seja evidenciado para outras pessoas. Inclusive, muitas vezes os sentimentos são fruto de uma combinação de emoções. Outro jogo, o “Combinadas”, pode favorecer o olhar das crianças sobres esses aspectos, convidando-as a identificar uma dada emoção de acordo com a expressão facial de um personagem, além de trazer a idéia de que algumas emoções podem ser resultado da combinação de outras.

Como acontece com todas as histórias disponibilizadas pelo Espaço de Leitura, “Dois irmãos” também traz um “Para saber mais”, destinado a educadores que queiram compreender melhor as questões linguísticas envolvidas na narrativa, e as “atividades” com orientações para potencializar a leitura da história para as crianças.

Vale conhecer e explorar essa e outras histórias, bem como os complementos a elas que são oferecidos pelo Espaço de Leitura!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar