Estrelas fotográficas | Labedu
Casos e Referências

Estrelas fotográficas

Foto: Fabíola Pinto/Projeto Estrelinha.
17 de dezembro de 2014

Conheça o projeto Estrelinha, uma iniciativa que junta famílias de crianças com qualquer tipo de deficiência com fotógrafos profissionais, com o objetivo de criar gratuitamente books de fotos das crianças.

A ideia do projeto Estrelinha surgiu quando a fotógrafa curitibana Viviane Bachega percebeu que existiam poucas sessões de fotos profissionais para crianças com deficiências.

O motivo, ela descobriu, entre tantas coisas é o alto preço dos tratamentos de saúde, o que torna a criação de um álbum profissional de fotos de infância um luxo muitas vezes inviável para as famílias.

Bachega, a partir disso, elaborou o Estrelinha, com o objetivo de garantir a essas famílias a possibilidade de ter esse tipo de registro livre de custos. O projeto hoje tem mais de 40 fotógrafos profissionais espalhados pelo país e já tornou possível mais de uma centena de ensaios fotográficos.

Já falamos sobre a importância das fotos na infância aqui e aqui. Fotos valorizam a auto estima de todas as crianças, além de ser um investimento em lembranças para os futuros adultos que elas se tornarão.

 

 

Toda criança merece ser a estrela de um álbum de fotos registrando sua infância. O momento de tirar as fotografias é duplamente especial, pois além de proporcionar na hora um convívio divertido entre pais e filhos, cada foto produzida se torna uma janela de volta para esse dia e para essa época da vida da criança.

Este projeto nos chama atenção para a relevância que a fotografia pode ter na vida das crianças, embora muitas vezes ninguém pare para refletir sobre isso, já que vivemos em um momento de cada vez mais acesso às câmeras de baixo custo. É quando um grupo de crianças fica de fora que somos lembrados da importância deste ritual.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar