Férias escolares se iniciam novamente! | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Férias escolares se iniciam novamente!

29 de junho de 2018

Mais um período de férias se inicia para muitas crianças e em distintas regiões do país.

Que tal algumas dicas das plataformas do Laboratório de Educação para vivenciar momentos prazerosos e ainda proporcionar inúmeras aprendizagens para as crianças?

Aqui no Toda Criança Pode Aprender defendemos que as crianças aprendem a partir de todas as experiências que vivenciam, não importando a hora ou o lugar. Adultos atentos a isso podem promover interações de maior qualidade tanto diretamente com a criança quanto na relação dela com o mundo ao seu redor. Temos comentado várias dessas experiências que as crianças podem ter, o que podem aprender e como nós, adultos, podemos potencializá-las. Vale, então, conhecer os posts da série Educa e aproveitar melhor o tempo livre das férias dos pequenos, seja em casa, em passeios pela cidade ou viagens: Brincar educa, Conversar educa, Organizar educa, Observar educa, Imitar educa, Movimentar-se educa, Perguntar educa, Cantar educa, Andar pelas ruas educa, Conviver educa, Cozinhar educa, Compartilhar educa, “Se sujar” educa e Apreciar educa.

Para ofertar dicas de atividades envolvendo as experiências citadas acima e outras desenvolvemos o aplicativo Apprendendo, que pode ser baixado gratuitamente em versão Android ou iOS. Nele você acessa um amplo repertório de situações que podem ser realizadas cotidianamente, mesmo em momentos da rotina da criança, como durante o banho ou as refeições. Há propostas para realizar em casa e ainda em ambientes externos como praia, parque, restaurante, rua, feira, museu e até nos trajetos percorridos dentro de meios de transporte.

Além das sugestões trazidas nesse aplicativo, alguns dos momentos em casa, em especial, podem instigar a interação com bons livros. Ler para as crianças é algo essencial durante toda a infância, como defendemos aqui. E para apoiar a escolha de bons livros, confira nossas dicas mensais de títulos envolvendo algum tema, apresentando determinados autores ou coleções. São 47 posts que você pode acessar em Livros que fazem as crianças crescerem.

Outra opção é ler as histórias disponibilizadas no Espaço de Leitura. São cinco narrativas que, além de divertir, proporcionam aprendizagens específicas acerca dos usos e das formas da nossa língua, favorecendo o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Nessa plataforma, você também encontra atividades e jogos para realizar com as crianças, além de um repertório de informações sobre o tema da linguagem.

Assistir a ótimos curtas a partir de um repertório criteriosamente selecionado pela equipe do Toda Criança Pode Aprender é outra pedida para os momentos livres em casa ou mesmo em situações de espera (numa fila, no restaurante, no carro etc.). Confira nossas dicas acessando Curtas que arrebatam.

Atividades culturais e artísticas merecem ser também apreciadas neste período de férias. Consulte nossa Agenda para saber se há opções interessantes em sua cidade ao longo do mês de julho.

Ao explorar a cidade em que vivem ou locais de viagem, andar pelas ruas, visitar parques, museus, teatros e outros espaços ou mesmo permanecer em casa, inúmeras aventuras e aprendizagens podem ser ofertadas às crianças. Aproveite, então, nossas dicas e curta estes dias de férias escolares com os pequenos!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar