“Filosofinhos” | Labedu
Dicas Práticas e indicações

“Filosofinhos”

Imagem retirada de Leiturinha
6 de abril de 2018

Conheça a coleção de livros que apresenta aos pequenos alguns dos grandes pensadores da humanidade!

A filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen, em parceria com a Tomo editorial, publicou a “Coleção Filosofinhos”, composta por 8 livros infantis que contam as histórias de nada mais, nada menos que: Sócrates, René Descartes, Sigmund Freud, Sartre, Simone de Beauvoir, Platão, Karl Marx, Immanuel Kant e Jean Jaques Rousseau.

Você talvez esteja se perguntando como obras tão complexas poderiam ser lidas para gente tão pequena, não é mesmo? Pois bem, de forma leve, bem-humorada e acessível, os textos foram elaborados sob a lógica curiosa e investigativa do público infantil. Além das rimas, que conferem um tom musicado às palavras, o foco de tais narrativas é justamente contar como esses grandes pensadores ainda quando crianças entendiam o mundo à sua volta.

Aproximar, de maneira simples, tais conceitos a meninos e meninas permite que se identifiquem com os personagens, também entrando em contato com fundamentos primordiais do pensamento ocidental, que foi sendo desenvolvido e aprimorado ao longo do tempo a partir de uma base consistente fundada na filosofia.

Grandes teorias costumam surgir de perguntas e observações a respeito de fenômenos cotidianos, por mais triviais que pareçam ser. Para discutir conceitos e pontos de vista, vale a pena explorar os exemplares com as crianças, escutando suas ideias e o que foram imaginando ao longo da leitura!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar