“Hand Talk”, uma ferramenta para facilitar a tradução do Português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | Labedu
Dicas Práticas e indicações

“Hand Talk”, uma ferramenta para facilitar a tradução do Português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Imagem retirada de Pixabay
13 de outubro de 2017

Conheça esse aplicativo, eleito pela ONU como o melhor software social do mundo, desenvolvido para a comunidade surda!

O “Hand Talk” é um aplicativo para smartphones e tablets que converte em tempo real conteúdos do português para libras, seja ele digitado, falado ou até fotografado. Foi lançado no ano de 2013 e ultrapassou a marca de 10 milhões de traduções nos seus 6 primeiros meses de uso.

Segundo CENSO do IBGE de 2010, só no Brasil existem cerca de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva e boa parte deles apresenta grande dificuldade em compreender a língua escrita do país. Isso porque a experiência de comunicação dessas pessoas depende quase que exclusivamente de recursos visuais e gestuais para obter acesso à informação. O “Hand Talk” foi pensando com base nesses dados e na lei brasileira de inclusão – que diz em seu artigo 63: “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos do governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”.

O app traz uma solução brilhante! Um simpático personagem animado, Hugo, auxilia a acessibilidade por meio desse aplicativo. Com apenas alguns cliques, é possível traduzir automaticamente textos, sites e áudios para libras, bem como usufruir de vídeo-chamadas com intérpretes de todo o Brasil para a realização da tradução simultânea.

O projeto também tem um blog, onde podem ser encontrados depoimentos, dicas e até entrevistas com referências em acessibilidade para facilitar a comunicação entre usuários ouvintes e com deficiência auditiva.

Histórias de crianças que baixaram o aplicativo para melhor acompanhar seus colegas em sala de aula, ou então de um garoto que descobriu nesse meio uma ponte para explicar jogos aos seus irmãos, e ainda uma dupla sertaneja que se propôs a passar as letras de suas músicas para libras são algumas das inúmeras possibilidades encontradas pelos usuários dessa ferramenta revolucionária.

Esse é mais um caso no qual a tecnologia está a serviço de transformações capazes de impactar positivamente a sociedade em que vivemos, diminuindo a distância entre as pessoas e permitindo uma aproximação que gera conhecimento, troca e compreensão entre elas e o universo compartilhado!

Para fazer o download gratuitamente de “Hand Talk” clique aqui e escolha entre as lojas Google Play (Android), App Store (iPhone, iPod e iPad) e BlackBerry World.

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar