Hoje tem Virada Educação! | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Hoje tem Virada Educação!

17 de maio de 2014

Em São Paulo, nessa época do ano acontece uma das coisas mais bacanas em relação ao acesso à cultura. É a Virada Cultural! Em sua 10a edição, contamos com a Virada Educação e Viradinha… especial para as crianças. São 24 horas de puro deleite!

Para quem não conhece, esse é um evento que ocorre simultaneamente com a Virada Cultura, mas tem um foco voltado para outro aspecto, a educação. Desenvolvida pelo coletivo Movimento Entusiasmo, a atividade busca provocar inquietações sobre assuntos bem atuais.

Foram preparados eventos diversos: rodas de conversa, oficinas, intervenções e exibições. Vários deles voltados para as crianças; afinal, o que poderia ser mais interessante para uma criança do que poder explorar a cidade durante um fim de semana de festa e animação?

virada1

A programação inteira conta com mais de 20 atividades interessantíssimas. Aqui, destacamos algumas:

 

O ENIGMA DO CENTRO: UM JOGO PARA CURIOSOS

Horário: 11h -13h e 14h-16h (dois trajetos diferentes) // Local: Começa na Entrada da EE Caetano de Campos.

O centro de São Paulo talvez seja pouco explorado pela população paulista, apesar de ser um grande símbolo da história da cidade e de sua cultura. Quantas crianças já andaram pelas ruas do centro, conheceram um pouquinho dos seus traços e de suas surpresas? A atividade propõe uma aventura; uma série de desafios que só serão desvendados ao andar pelas ruas da cidade. Ao mesmo tempo que brincam, as crianças se apropriam de um espaço que normalmente as segrega. Explorar o centro da cidade é mostrar para a criança o que significa morar numa cidade… uma cidade bastante vívida e cheia de história para contar.

 

DESCOBRINDO OS RIOS SOB AS RUAS

Horário: 13h30-16h3- // Local: Entrada da EE Caetano de Campos

Para uma criança, o que é a cidade? Como se constrói uma cidade? O que havia ali antes das cidades? Esses temas urbanos podem não parecer importantes, afinal, nós vivemos a cidade, utilizamos ela todos os dias… para nós, pode parecer normal achar que a entendemos. Mas as cidades têm muito mais a esconder. Nessa atividade, as crianças são convidadas a pensar nos rios da cidade. O que aconteceram com eles? Onde estão agora? Procurando reafirmar a natureza dentro da cidade, essa caminhada pelo centro trás a tona o que nós perdemos com o crescimento da cidade, desde rios, até árvores despercebidas.

 

OFICINA CRIANÇA FALA

Horário: 15:00 – 16:30 // Local: Emei Gabriel Prestes

Crianças também são formadores de opinião. São seres pensantes que questionam o ambiente a sua volta. Nessa oficina, elas são convidadas a pensar sobre o que querem da Praça Roosevelt, espaço no centro recentemente revitalizado que tem gerado discussões a cerca do seu uso. Para isso, foi desenvolvida uma oficina de repórter, em que as crianças criaram o seu próprio equipamento de televisão e irão colocar em prática um pouquinho dessa profissão. Crianças interagindo com crianças buscando pensar sobre a questão urbana.

Essas são algumas atividades que compõe o quadro de programação da Virada Educação. Com um proposta bem interessante, o evento é uma dica para aqueles que buscam explorar mais a cidade com crianças.


Você e suas crianças no Toda Criança Pode Aprender:

Ao participar da Virada, tire fotos das crianças e registre por escrito sua participação nos diferentes eventos.

Mande para nós, faremos uma seleção e publicaremos na próxima semana:

todacriancapodeaprender@labedu.org.br

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar