Livros que fazem as crianças crescerem #10 - Livros sobre livros | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #10 – Livros sobre livros

28 de novembro de 2014
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Livros que falam sobre livros… Parece uma brincadeira. Algumas dicas desse universo para ler com os pequenos.

Ler para as crianças é sempre uma atividade de grande envolvimento. O livro tem o poder de estabelecer relação entre as pessoas, entre as pessoas e as histórias.

O repertório de livros que trazemos hoje são de livros que tratam do universo dos livros.

Vale a pena ler com as crianças!!!

Para que serve um livro? 

Cloé Legeay

Editora Pulo do Gato, 2011

Neste livro com belas imagens de duas crianças que se veem às voltas com os livros, uma lê e outra ainda espreita esse universo.

Ao ler com as crianças, elas podem se reconhecer nas diferentes emoções e ações que tanto ouvimos dizer que é possível com a leitura: “um esconderijo de tranquilidade”, viajar sem sair do lugar, sentir o suspense, calafrios, entender melhor a vida…

Será que os pequenos vão concordar com isso?

O gato, o cachorro, Chapeuzinho, os ovos explosivos, o lobo e o guarda-roupa da vovó

Diane e Christyan Fox

Editora WMF Martins Fontes, 2014

Um dos melhores livros com humor inteligente lançados nos últimos tempos.

Por meio do diálogo entre um gato e um cachorro sobre a história da Chapeuzinho Vermelho, entramos tanto no universo sobre a organização do livro quanto no enredo do conto. O cachorro, com perguntas impertinentes e colocações irritantes, tenta “atualizar” para os padrões de hoje o conhecido conto clássico e também entender como é composta a história.

Logo ao abrir o livro encontramos o cachorro perguntando, “Para que serve esta página?”, ao que o gato responde: “É chamada de guarda, vem sempre no começo”.

Para fechar o livro, na guarda de cerre, o cachorro de novo: “Então, essas guardas vêm sempre no começo?”. O gato dessa vez responde dando o troco…

Só com o livro nas mãos para saber e se divertir com tudo o que traz!

Sem título

Hervé Tullet

Editora Companhia das Letrinhas, 2013

Nesse maravilhoso livro em que os personagens ganham vida e cobram do autor mais competência na produção do livro, as crianças são chamadas a participar, pois viram parte da história, testemunham a angústia dos personagens de terem uma história feita de qualquer jeito e são cúmplices de descobertas do seu funcionamento.

Assim como o Aperte Aqui, já indicado por nós, esse também é diversão na certa!

O livro errado

Nick Bland

Editora Brinque Book, 2014

A graça deste livro está nas imagens, na fisionomia do pequeno apresentador e nos personagens que vão se acumulando ao longo das páginas, mesmo contra a vontade do menino que apresenta o livro.

Ao ler com as crianças, a brincadeira se completa a cada dupla de páginas em que há uma dica de quem será o próximo personagem entrando do lado direito da margem.

Mas, por que será que era “O livro errado”?

É um livro

Lane Smith

Editora Companhia das Letrinhas, 2010

Partindo da polêmica entre os livros impressos e o universo digital, o autor faz uma defesa do nosso conhecido livro “analógico”.

As crianças – consideradas nativas digitais – se entusiasmam e se divertem. Com frases como: “Como se desce a página?”, “Precisa de senha?”, “Login”, “Recarregar a bateria”… A história chama as referências dos leitores e nos faz comparar os livros com o universo digital.

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar