Livros que fazem as crianças crescerem #14 - Sobre brincar e brincadeiras | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #14 – Sobre brincar e brincadeiras

29 de maio de 2015
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

O brincar também pode ser o tema central de inúmeras histórias. Vamos conhecer algumas delas? 

Também os autores se aproveitam da riqueza do brincar para compor histórias das mais variadas. Seja sobre uma brincadeira, seja sobre um brinquedo ou mesmo sobre um lugar para brincar, todas elas podem agradar leitores, crianças e adultos. A seguir, fizemos uma pequena seleção dessas histórias.

Um lenço, ou melhor, O lenço, vermelho com bolinhas brancas, é mais do que suficiente para gerar uma longa e divertida brincadeira. Na verdade, muitas brincadeiras: uma cabana, a cortina para um show, uma capa real e até longas tranças. É assim que a autora Patricia Auerbach compõe esse livro-imagem, carregado de boas ideias para brincar, com um lenço ou com qualquer bom pedaço de pano!

O lenço

Patrícia Auerbach

Editora Brinque-Book

Página interna de O lenço

E que tal conhecer os inseparáveis amigos Lili e Pedro? Lili é uma menina cheia de ideias e é com Pedro que quer compartilhar brincadeiras e segredos. Em O monstruoso segredo de Lili, brincando de pular elástico, a menina dispara: “Eu tenho um segredo.” E a partir daí, Pedro vai fazer de tudo para descobri-lo, até se disfarçar de vampiro. Será que ele consegue? E será que Lili vai contar para o amigo seu segredo que é “maior do que uma aranha”, “mil vezes mais pesado que um elmo viking” e “cinza”? E será que Pedro terá a paciência necessária para conhecer esse segredo?

O monstruoso segredo de Lili

Texto de Angelika Glitz e Ilustrações de Annete Swoboda

Editora Brinque-Book

Página interna de O monstruoso segredo de Lili

Um “lugar de magia, mistério, aventuras…”, o quintal é um espaço privilegiado para brincar. Mas e se não dispomos de um? Cris Tavares, escritora, nos mostra que qualquer lugar pode se tornar um magnífico quintal, seja “um quadrado de cimento áspero”, “um corredor estreito”, “uma garagem” ou “um playground”. Vale conferir!

Quintais

Texto de Cris Tavares e Ilustrações de Ana Terra

Editora Salesiana

Página interna de Quintais

Um brinquedo de estimação. Aquele com quem se pode dividir segredos, momentos do dia, as mais incríveis aventuras. Este é Stanley, o coelho de Emília Brown. Nada poderia atrapalhar a parceria desses dois que se divertem procurando extraterrestres, viajando de moto pelo deserto do Saara, subindo em árvores na Floresta Amazônica – sem sair do quarto, é claro! Até que a Rainha resolve querer Stanley para ela. O lacaio, o capitão do exército, o almirante da marinha, todos, enfim, são enviados para conseguir o coelho, oferecendo milhares e milhões de brinquedos para Emília. Mas, ela não troca seu companheiro de aventuras por nada! Até que, um dia, Stanley é roubado. E agora, até onde a menina vai para consegui-lo de volta? E como pode ficar a Rainha sem o brinquedo que tanto queria? Emília Brown é capaz de ajudá-la a resolver tudo isso, dando uma lição e tanto na Rainha e em todos nós!

Esse coelho pertence a Emília Brown

Texto de Cressida Cowell e Ilustrações de Neal Layton

Editora Martins Fontes

Página interna de Esse coelho pertence a Emília Brown

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar