Livros que fazem as crianças crescerem #28: sobre amizades | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #28: sobre amizades

29 de julho de 2016
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Os livros indicados nesse post tratam, com delicadeza e poesia, sobre a amizade e sobre o valor dessa relação. Confiram as sugestões aqui!

A amizade ganha formas distintas ao longo da nossa vida, mas, em todas elas, certamente deixa inúmeras marcas. Embora nem todas as amizades da infância durem “para sempre”, nesse período, a socialização entre as crianças é extremamente importante e fonte de diversas aprendizagens, como sobre respeito, tolerância, paciência, diferenças, compartilhamentos e muito mais. Também na infância, é comum que as crianças tenham sempre um ou dois parceiros mais próximos, mais queridos para as brincadeiras, por exemplo. E é aqui, vivendo cotidianamente essas relações, que as crianças também começam a aprender sobre o que é ser amigo e sobre o valor da amizade.

Justamente por essa razão, muitos livros destinados às crianças trazem a amizade como tema central e alguns autores e ilustradores, verdadeiros artistas da literatura, o abordam com delicadeza e poesia, permitindo que os leitores apreciem as narrativas e ainda tenham um bocado a pensar a partir delas.

Até onde vamos para ajudar um amigo? Que esforço fazemos para descobrir o que ele sente, por que sofre? Achados e Perdidos narra um encontro inusitado entre um garoto e um pinguim que, de repente bate à sua porta, marcando o início de uma amizade e tanto. E o que não fará esse menino para ajudar seu novo amigo? E será que a ajuda que o menino julga que o pinguim precisa é mesmo verdadeira? Será que ficarem separados é o que os fará mais felizes?

Achados e perdidos

Texto e ilustrações de Oliver Jeffers

Editora Salamandra

Detalhe de uma das páginas internas de Achados e Perdidos

Desencontros, como esse indicado pela ilustração, também fazem parte da relação entre os dois amigos, assim como ocorre na vida real. Achados e Perdidos é um livro-álbum, como os selecionados aqui e aqui.

Pedro e Tina são tão diferentes, mas tão diferentes que sequer imaginavam se encontrar um dia. Pedro é distraído, se interessa por coisas que nem todos conseguem enxergar (como um pequeno caracol no chão!), faz piquenique justo no dia em que cai aquela chuva (mas ele brinca nas poças!), anda de costas e… Um dia, esbarra em Tina. Tina é toda certinha, usa guarda-chuva, estando sempre bem prevenida, é claro, já sabe escrever seu nome e pode ensinar Pedro a fazer mais coisas do jeito correto, como entender o que é direita e esquerda. E assim os dois se tornam amigos inseparáveis.

Pedro e Tina (uma amizade muito especial)

Texto e ilustrações de Stephen Michael King

Editora Brinque-Book

Página interna do livro Pedro e Tina (uma amizade muito especial)

E não é que Tina também tem vontade de fazer várias coisas iguais ao Pedro? E ele pode ter muito a lhe ensinar.

Às vezes, um amigo está triste demais e o que podemos fazer? Porquinha vê Geraldo, seu amigo, numa tristeza imensa. Então, resolve fazer de tudo para distrai-lo. Ela se disfarça de robô, de palhaço e até de couboi, personagens que ele tanto adora, mas nada o deixa alegre. E agora? 

Meu amigo está triste

Texto e Ilustrações de Mo Willems

Editora: Companhia das Letrinhas

Detalhe de página interna do livro Meu amigo está triste

E quem sabe, às vezes, um amigo triste só precisa de você perto dele?… O livro faz parte da coleção “O elefante e a Porquinha” e, como outros títulos indicados aqui, as várias aventuras desses dois amigos podem render encontros e reencontros com as crianças. Vale conferir! 

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar