Livros que fazem as crianças crescerem #36: histórias “em capítulos” | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #36: histórias “em capítulos”

24 de agosto de 2017
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Um mergulho numa longa aventura, num universo de fantasia ou num mundo real, mas em outra época e por vários dias… Confira algumas boas dicas de livros em capítulos para serem lidos com as crianças.

Um livro a ser lido por vários dias ou, por aqueles leitores vorazes, num único dia por horas e horas sem descanso… Para os que gostam de uma boa leitura essas não são mesmo experiências estranhas. Então, que tal convidar as crianças a mergulhar nessa aventura também?
Neste post reunimos sugestões de livros organizados em capítulos e que não são nada novos (já ganharam edições e mais edições!) e que podem ser lidos um bocadinho por dia, retomados no dia seguinte e compartilhados entre crianças e adultos. São autores e coleções interessantes que certamente vão encantar os pequenos!

Roald Dahl é um autor nascido no Reino Unido, criador de personagens mais do que conhecidos e de inúmeras histórias, muitas das quais com versões para o cinema, como “A fantástica fábrica de chocolates” (já indicado aqui) e “O BGA Bom Gigante Amigo”. Dentre a vasta obra deste autor, destinada ao público infantil, está um título bem interessante para iniciar as crianças menores no universo das histórias em capítulos. Nela, o Sr. Raposo inicia uma jornada para escapar de três fazendeiros e conseguir abater algumas aves para alimentar sua família.

O fantástico Senhor Raposo
Texto de Roald Dahl
Ilustrações de Quentin Blake
Editora WMF Martins Fontes

Quem se mostrará mais esperto, mais rápido, mais ágil? Como o Sr. Raposo enfrentará as armadilhas de Boque, Bunco e Bino, os três fazendeiros? Ele conseguirá um peru, uma galinha ou um pato para levar como jantar para casa? Em cada capítulo, mais um pedacinho dessa história se apresenta e mais diversão à vista!

Detalhe de página interna de O fantástico Sr. Raposo

Outras obras do mesmo autor podem interessar os mais crescidinhos e, como as duas citadas acima, algumas também foram adaptadas para o cinema, como Matilda e James e o pêssego gigante. Nestes casos, além da leitura, pode-se assistir aos filmes com as crianças e conversar sobre as semelhanças e diferenças que possuem. Em ambas as histórias, o personagem central é uma criança que precisa driblar as dificuldades de seu dia a dia em meio a um bocado de magia e fantasia. E não se pode deixar de apreciar as incríveis ilustrações criadas pelo artista Quentin Blake.

Matilda
Texto de Roald Dahl
Ilustrações de Quentin Blake
Editora WMF Martins Fontes

James e o Pêssego Gigante
Texto de Roald Dahl
Ilustrações de Quentin Blake
Editora 34

Uma coleção com um pequeno vampiro, que vai crescendo ao longo dos livros da série, assim como seus irmãos e seu grande amigo humano, Anton. São diversas as histórias e aventuras que viverão esses personagens e que podem ser acompanhadas pelas crianças ao longo de meses ou até por anos. Uma coleção inteira para vivenciar e aprender mais sobre amizade também.

O Pequeno Vampiro
Texto de Angela Sommer-Bodenburg
Editora WMF Martins Fontes

E mais alguns outros títulos da coleção…

O Pequeno Vampiro no Vale das Lamentações, O Pequeno Vampiro no sítio O grande amor do Pequeno Vampiro.

Vale considerar que a leitura em capítulos para as crianças demanda pequenos cuidados, entre eles: ler um capítulo integralmente a cada vez, para assegurar o fio condutor da história, e retomar o que aconteceu nos trechos anteriores antes de prosseguir, em especial, quando continuarmos a ler para elas só no dia seguinte, por exemplo. E, então, é só mergulhar junto com as crianças nesse mundo de aventuras, desafios, diversão… Boas leituras!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar