Livros que fazem as crianças crescerem #44: no universo das plantas | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #44: no universo das plantas

30 de março de 2018
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Contos, lendas e informações sobre árvores e outras plantas, nacionais e dos mais diversos cantos do mundo. Confira em mais este post da série!

Não é novidade tratarmos aqui, no Toda Criança Pode Aprender, sobre a importância de interações constantes das crianças com o mundo natural. Aquelas que vivem em ambientes urbanos normalmente se relacionam pouco com a natureza e por isso também não sabem muito sobre ela. Além de ser fundamental que os pequenos brinquem ao ar livre, é interessante que possam conhecer mais sobre as plantas e os animais, de forma a também valorizar o respeito e o cuidado para com a natureza. Neste sentido, os livros, de histórias e de textos informativos, podem cumprir um bom papel! Neste post daremos prioridade às plantas.

É muito comum que contos e lendas tragam elementos da natureza à tona. Uma obra linda, sensível e instigante, que favorece a imersão das crianças em histórias de distintos lugares do mundo nos quais se acredita na magia de determinadas árvores é Uma floresta de histórias. O livro delicia a imaginação, o sonho e a criatividade ao apresentar contos em que as árvores típicas de um país ou importantes para uma cultura cumprem papeis cruciais. Como aponta a autora: “Este livro conta a história de sete árvores muitos especiais e, falando nelas, presta uma homenagem a todas as árvores do mundo”. É assim que ela apresenta “O cipreste” da China, “A tamareira” da Nigéria, “O capoque” da Guatemala e outras quatro árvores espalhadas pelo mundo.

Uma floresta de histórias: contos de árvores mágicas do mundo todo
Texto de Rina Singh
Ilustrações de Helen Cann
Editora WMF Martins Fontes

Acompanhando as histórias, o livro traz ainda breves informações sobre cada uma das árvores.

As ilustrações merecem um olhar cuidadoso para contemplar a delicadeza dos traços, que marcam não apenas cenas e personagens dos contos, mas também detalhes que caracterizam cada uma das sete árvores, como suas flores e folhas.

Detalhes de páginas internas do livro Uma floresta de histórias

Outra oportunidade para uma boa imersão no tema é trazida pelo livro Contos da natureza. Também possibilitando uma viagem pelo mundo, as lendas e contos trazidos tratam não apenas de plantas, mas também de animais. Cada história é acompanhada por uma abertura que traz algumas informações sobre a região de origem e sobre a importância do animal ou da planta que aparece no conto ou na lenda. É assim que descobrimos, por exemplo, a relevância dos jardins fechados para as culturas islâmicas, que representam locais de “paz, harmonia e felicidade”.

Contos da natureza
Texto de Dawn Casey
Ilustrações de Anne Wilson
Editora WMF Martins Fontes

As ilustrações passeiam pelas páginas, se integrando aos textos, e também acompanham cada uma das atividades propostas de acordo com as histórias, instigando uma relação ainda mais próxima entre as crianças e os elementos da natureza. Um bom exemplo é a proposta de confecção de um comedouro para pássaros usando pinhas ou o plantio de tomates.

Detalhes de páginas internas do livro Contos da natureza

E que tal conhecer árvores de todo o Brasil? Foi essa a proposta do “Um pé de quê?”, programa de TV comandado por Regina Casé e Estevão Ciavatta, que inspirou uma série de livros que apresenta árvores de cada um dos sete biomas brasileiros, mostrando a imensa diversidade natural de nosso país.

Além da possibilidade de serem conhecidos e apreciados de forma isolada, os sete títulos foram também compilados pela editora num único exemplar.

Árvores nativas brasileiras
Texto adaptado por Fernanda Werneck Barcisnki
Ilustrações de Guazelli
Editora WMF Martins Fontes

O livro pode ser apresentado às crianças de diferentes faixas etárias justamente por conter formas variadas de explicitar as informações, desde belíssimas ilustrações, quadrinhos e reproduções de fotos acompanhadas por fichas técnicas, até textos mais complexos e detalhados.

Detalhes de páginas internas do livro Árvores nativas brasileiras

Por meio destas obras, é possível descobrir muito sobre o mundo natural, em especial sobre as plantas, e aprender mais sobre o papel do homem na destruição ou na valorização do meio ambiente. Estas são razões mais do que suficientes para um bom e divertido mergulho no universo destes livros!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar