Livros que fazem as crianças crescerem #46: sobre um sapo e um elefante | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #46: sobre um sapo e um elefante

Ilustração presente na contracapa do livro “O sapo é sapo”
25 de maio de 2018
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Mais duas boas coleções para apresentar às crianças. Confira aqui!

É muito comum que os autores de obras literárias para as crianças elejam animais como personagens e os apresentem com todas as características humanas: caminham, falam, pensam, sentem, interagem com os outros, estabelecem vínculos afetivos, vivem aventuras etc. Esse é um recurso bastante usual para permitir que as crianças pequenas se identifiquem com os personagens e com as situações que vivenciam, mas ao mesmo tempo se sintam também confortáveis e seguras porque, afinal, tudo é vivido por animais, não por humanos.

Os animais escolhidos podem ser os mais diversos. Quando falamos de sapos, normalmente pensamos em um animal encantado, como no conto clássico “A princesa e o sapo”, ou um animal traiçoeiro, como nas fábulas. Porém, o sapo criado pelo autor e ilustrados Max Velthuijs é bem diferente destes e não poderia ser mais encantador.

Em uma coleção com vários títulos, Velthuijs apresenta o Sapo sempre em companhia de seus queridos amigos, a Pata, o Coelho e o Porco. O Sapo não poderia ser mais humano – e quem sabe, nem mais criança: teme o desconhecido, como assombrações e barulhos à noite; tenta entender como a vida e a morte funcionam; se entristece; se apaixona… E conta com a amizade e o apoio dos outros três animais para superar os problemas e aprender cada vez mais.

Coleção O Sapo
Texto e ilustrações de Max Velthuijs
Editora WMF Martins Fontes

Outros títulos da coleção: “O Sapo no inverno”, “O Sapo e o canto do passarinho”, “O Sapo encontra um amigo”, “O Sapo apaixonado”, “O Sapo e o estrangeiro”.

Os distintos temas dos livros e dilemas vividos pelo Sapo são tratados com extrema delicadeza pelo autor, tanto nos textos quanto nas imagens bem coloridas. O Coelho, nas histórias, exerce um papel especial, atuando como amigo mais experiente ou, quem sabe, como um adulto próximo dando respostas às perguntas do Sapo e explicando sobre as “coisas” da vida.

Detalhe de página interna do livro O Sapo é sapo

Falando em outro bicho… é possível existir um elefante xadrez? Pois Elmer existe, já que na literatura tudo pode ganhar vida! Ele é um personagem que passa por mil e uma aventuras, vividas com seus amigos da manada ou com personagens especiais, como seu primo Wilbur, o elefante preto e branco.
Elmer é engraçado, brincalhão e muito esperto, sempre dando um jeitinho para resolver problemas e se sair bem das aventuras. Impossível não se apaixonar por ele!

Coleção Elmer
Texto e ilustrações de David McKee
Editora WMF Martins Fontes

Outro título da coleção: “Elmer e os caçadores”.

A coleção, feita por David McKee, foi traduzida para diferentes línguas e Elmer é um personagem tão querido e especial que ganhou até um dia dedicado a ele: neste ano, será comemorado no último dia 26.

Detalhe de página interna do livro Elmer e Wilbur

Como já indicamos aqui, coleções de livros permitem que as crianças mergulhem no universo dos personagens, aproximando-se mais deles e até mesmo conseguindo antecipar possíveis aventuras ou soluções para problemas e obstáculos, praticamente pensando como os personagens que acompanham. Por isso, uma boa coleção é sempre mais do que bem-vinda pelas crianças! E quando também favorecem boas conversas – sobre amizade, diversidade, medo, alegrias, tristezas etc. – se tornam ainda melhores companheiras.

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar