Livros que fazem as crianças crescerem #48: sobre migrantes | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #48: sobre migrantes

27 de julho de 2018
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Livros sobre histórias de pessoas que vieram de diferentes países para ajudar as crianças a entenderem sobre o povo e a cultura brasileira e, em alguns casos, a entenderem também a história da própria família.

O Brasil é um país que abriga pessoas de etnias, culturas e povos muito diversos. Na verdade, a formação do povo brasileiro se deu pela miscigenação, algo que muitas vezes está presente na nossa própria família e em nós mesmos.

Para as crianças, é interessante que desde pequenas possam conhecer mais sobre pessoas vindas de diferentes lugares e sobre marcas de suas culturas originais que agora integram a cultura brasileira. Do mesmo modo, podem entender melhor sobre a linhagem de membros de sua própria família: pais, avós, bisavós ou tios que deixaram seus países de origem e passaram a viver em algum canto desse nosso imenso Brasil. Isso faz com que, claro, as crianças conheçam suas próprias origens e histórias.

Alguns livros destinados ao público infantil podem contribuir um bocado para uma imersão neste universo de migrantes e suas culturas. Selecionamos para este post duas coleções que valem ser apresentadas aos pequenos!

A primeira delas reúne dez títulos e é inteiramente focada na figura de avôs. Os autores da coleção Imigrantes do Brasil narram histórias que giram em torno da interação entre personagens crianças e seus respectivos avôs, vindos de diferentes países. Em parte fictícias, em parte baseadas nas memórias da infância e da família dos autores, as histórias são permeadas por fatos históricos, informações e curiosidades diversas sobre a cultura de cada povo ou sobre a forma como alguns desses aspectos culturais foram incorporados à cultura dos brasileiros: palavras, costumes, culinária etc.

Ao final de cada obra, imagens e breves textos informativos ampliam o que é apresentado na história ou aportam mais curiosidades sobre o povo em questão.

Coleção Imigrantes do Brasil
Editora Panda Books

(Outros títulos da coleção: “Meu avô alemão”, “Meu avô árabe”, “Meu avô espanhol”, “Meu avô grego”, “Meu avô italiano”, “Meu avô japonês” e “Meu avô português”)

Em alguns dos títulos, os ilustradores também descendem do povo focado na história e trazem marcas de suas memórias nas imagens. Este é o caso de Meu avô judeu, em que a artista Ionit Zilberman relata ter buscado “inspiração nas obras de pintores russos, em fotos dos jardins do deserto no kibutz Ein Guedi e em suas próprias memórias de família”.

Detalhe de páginas internas de Meu avô judeu

A coleção Memória e História é nossa segunda sugestão para este post. Neste caso, as histórias estão focadas em pessoas famosas como a artista Tomie Ohtake, a escritora Tatiana Belinky ou o médico Drauzio Varella. Todos eles têm em comum o fato de terem nascido em outros países ou descenderem de imigrantes.

Nessa coleção, as histórias pessoais também são narradas misturando grandes eventos históricos a fatos e curiosidades da vida pessoal e do cotidiano em família.

Coleção Memória e História
Editora Companhia das Letrinhas

(Alguns títulos da coleção: “Tomie: cerejeiras na noite”, “Flor do Cerrado” e “Histórias de avô e avó”)

As imagens ao longo das narrativas trazem também um conjunto de fotos, muitas vezes do acervo familiar dos autores, mostrando fielmente o retrato de pessoas e de lugares apresentados na obra e ampliando o repertório de informações.

Detalhe da capa de Histórias de Avô e Avó

Agora, com essas boas sugestões, vale a pena navegar com as crianças por este universo de pessoas e de culturas que de modo muito especial integram nosso Brasil e talvez até a sua família!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar