Livros que fazem as crianças crescerem #40: ler para conhecer curiosidades sobre o mundo | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #40: ler para conhecer curiosidades sobre o mundo

Imagem retirada de Unsplash
27 de outubro de 2017
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Livros que trazem informações e contam curiosidades sobre o mundo social e natural. Vale a pena apresentá-los às crianças!

Há alguns anos (com certeza mais de uma década!), as enciclopédias impressas, tais como Barsa e Delta, com seus inúmeros volumes, tendiam a ser os recursos mais importantes para pesquisas, buscas de informações e também para sanar a curiosidade infantil sobre o mundo. Com o advento da internet, que nos permite acessar as mais distintas publicações, de qualquer lugar e facilmente atualizadas, essas enciclopédias caíram em desuso.

As editoras, porém, continuam investindo em livros informativos, usualmente mais temáticos e divertidos, que mesclam textos escritos por especialistas com imagens ou que apresentam explicações sobre o mundo natural ou social apenas a partir de imagens.

Neste post, selecionamos três livros bem distintos que ilustram esse universo informativo e podem não apenas instigar a curiosidade dos pequenos, mas também favorecer inúmeras aprendizagens.

Antes e Depois se propõe a fazer exatamente o que diz o título: por meio de imagens, explicita o que acontece antes e depois em várias situações que possibilitam descobertas e conversas com as crianças. É assim, por exemplo, que vemos uma flor fechada numa página e aberta na seguinte, uma imensa e densa floresta numa página e uma cidade repleta de arranha-céus em outra, ovos em um ninho e em seguida filhotes já nascidos, grãos de café seguidos do café fumegante numa xícara, uma mesma paisagem no inverno e no verão, um monte de tijolos e uma parede construída…

Antes e depois
Anne-Margot Ramsteis e Mathias Aregui
Editora Livros da Raposa Vermelha

Capa de Antes e Depois

Páginas internas de Antes e Depois

São muitas as transformações retratadas e também situações que remetem a causas e consequências, como nas páginas que trazem um estilingue seguido de uma janela quebrada. Mudanças do mundo natural, mudanças causadas pelo homem e consequências de nossas ações. Vários temas para as crianças pensarem sobre e para conversarmos com elas!

E quem não se interessa pelo fantástico universo dos dinossauros? É muito comum que as crianças demonstrem curiosidade sobre estes incríveis  e antigos habitantes da Terra, os mais poderosos durante milhares de anos. E o que dizer sobre os dinossauros que viveram aqui no Brasil? Pois então, Dinos do Brasil nos apresentará justamente a estes dinossauros, tais como o gaúcho Unaissauro, o amazonense Raiossauro ou o paulista Antactossauro. Todos eles tão impressionantes quanto aqueles mais conhecidos e mais comentados.

Dinos do Brasil
Texto: Luis E. Anelli
Ilustrações: Felipe Alves Elias
Editora Peirópolis

Capa de Dinos do Brasil

Página interna de Dinos do Brasil

O livro apresenta as informações por meio de pequenos textos, mapas, gráficos, ilustrações dos animais e fichas técnicas, que mostram a relação entre o tamanho de um dinossauro adulto e de um humano adulto.

Outro jeito interessante de aprender é conversar com as pessoas mais velhas, que podem apresentar o mundo de suas infâncias e de suas juventudes, certamente diferente desse vivido pelas crianças hoje em dia. Pensando nas histórias que ouvia quando menina, a autora Patrícia Auerbach compôs Histórias de Antigamente, onde mescla causos familiares com informações detalhadas sobre os costumes de outras épocas e a invenção ou a transformação de máquinas e utensílios, como o vaso sanitário, a televisão e a geladeira.

Histórias de Antigamente
Texto e ilustrações: Patrícia Auerbach
Editora Companhia das Letrinhas

Capa de Histórias de Antigamente

Página interna de Histórias de Antigamente

Será que as crianças já pararam para pensar como as pessoas acompanhavam uma partida de futebol sem TV ou como usavam o banheiro quando não tinham inventado a privada? E o que seria e como funcionava o telégrafo? Neste livro essas serão algumas das descobertas possíveis e que se misturam às histórias interessantes contadas pela autora.

Vale a pena apresentar este universo de informações e de curiosidades às crianças! Assim, elas podem compreender melhor o mundo em que vivem e as transformações que ele sofre – seja ao longo de milhares de anos ou ao longo de um dia.

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar