Mais uma iniciativa para estimular a produção artística das crianças | Labedu
Casos e Referências

Mais uma iniciativa para estimular a produção artística das crianças

Imagem retirada de Portal Aprendiz.
Em parceria com Portal Aprendizicone-link-externo

O Portal Aprendiz identifica a educação integral como um potente instrumento de transformação da sociedade e entende que a cidade é um espaço repleto de oportunidades educativas capazes de promover, em conjunto a outros espaços formadores, o desenvolvimento integral dos indivíduos. O site espera estimular a reflexão e o engajamento social na construção de uma educação plural que transcenda os muros da escola e garanta a aprendizagem contínua e o pleno desenvolvimento dos sujeitos.

23 de fevereiro de 2017

Em texto publicado pelo nosso parceiro Portal Aprendiz, conheça a plataforma que objetiva favorecer e ampliar a produção artistíca nas escolas públicas

Lançado em novembro passado, o movimento Ocupação Criança, encabeçado pelo Instituto Avisa Lá, pretende valorizar a produção artística de alunos de educação infantil da rede pública brasileira.

Partindo do diagnóstico de que manifestações, ideias e expressões infantis raramente são reconhecidas nas instituições de ensino do país, a Ocupação Criança quer sensibilizar, comunicar e socializar práticas que respeitam o potencial das crianças nos segmentos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

É muito comum encontrar em escolas infantis de todo o Brasil pinturas nas paredes de personagens consagrados pela televisão e por livros infantis – normalmente desenhados por profissionais ou até mesmo por professores. De acordo com o movimento, tratam-se de desenhos estereotipados que denunciam um desacreditar no que crianças pequenas podem produzir artisticamente para povoar as paredes e murais de suas escolas. “Em geral, o que as escolas expõem não revela o fazer e as capacidades das crianças de ler o mundo ao seu redor e de produzir segundo seu tempo e seu modo próprio de fazer.”

Para a educadora Rosa Iavelberg, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e autora do livro Desenho na Educação Infantil, é necessário criar situações adequadas para que o potencial da criança possa se desenvolver junto com a sua arte. “A arte-educação contemporânea não acredita apenas na livre expressão, mas aposta na intervenção docente para apreciar as produções infantis e sugerir perguntas, dialogando com a criança sobre seus processos e produtos e incentivo a sua autonomia”, aponta a educadora. “Se a gente respeita e alimenta a investigação infantil, acaba apoiando a criança no desenvolvimento de sua arte e, consequentemente, em sua vida.”

A plataforma traz um banco de boas práticas pedagógicas, que pode ser acessado por educadores, visando valorizar e instigar o protagonismo das crianças como produtoras. Também permite a inserção de novas ideias por parte dos educadores, que serão previamente selecionadas podendo, inclusive, fazer parte do II Seminário Ocupação Criança, previsto para novembro deste ano.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar