Meena, um desenho para as crianças | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Meena, um desenho para as crianças

29 de agosto de 2014

Meena é uma garotinha de 9 anos que vive numa cidadezinha no interior do Sul da Ásia. Suas aventuras ajudam a discutir práticas culturais e sociais locais e também questões universais em busca de uma vida com mais qualidade.

meena1

Em meio à avalanche de desenhos animados disponíveis nos diversos canais dedicados às crianças, nem sempre é fácil encontrar um que as entretenha sem as colocar em uma posição passiva, consumista ou, pior ainda, que de margem para atitudes preconceituosas.

Meena é uma personagem que figura desenhos animados, séries de rádio e histórias em quadrinhos produzidos pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em parceria com a Hanna-Barbera, BBC e Fil-Cartoons.

Inicialmente veiculada nos países do sul da Ásia – Índia, Bangladesh, Afeganistão, Paquistão, Sri Lanka – hoje é vista em quase todo o mundo. Criada com o objetivo de ajudar as crianças, desde pequenas, a lutarem pelos seus direitos, aborda questões típicas da região, como o direito à educação para as meninas, e temas universais, como a importância das práticas de higiene para a saúde e o enfrentamento de desigualdades sociais.

meena2

Junto com o seu irmão, Raju, e seu papagaio de estimação, Mithu, vivem diversas aventuras.

Meena é famosa entre as crianças. Por toda a Ásia, é comum crianças dizerem que gostariam de ser como ela. A história de Meena já contribuiu para que as meninas conseguissem identificar os seus direitos e respeitar os seus desejos e também ajudou a conscientizar pais, de maneira a olhar suas crianças com outros olhos.

Veja aqui a abertura desse  desenho:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar