Entrevistas

A brincadeira é atividade espontânea da criança?

6 de outubro de 2017..

A presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso conversou com os ouvintes do programa “Revista Responde: Como criar seus filhos”, da rádio CBN sobre a importância da brincadeira na infância. Segundo a educadora, além da diversão, o brincar oferece às crianças a oportunidade de explorar o mundo que as rodeia a partir de diferentes perspectivas, colocando em jogo o que já conhecem sobre ele para construir novas aprendizagens.

Como bem cultural, a brincadeira não é inata, mas sim aprendida. Portanto, os adultos têm a responsabilidade de promover e valorizar esses momentos, compartilhando interações significativas com as crianças. A chave está numa ação equilibrada entre a proposta de contextos produtivos para que as crianças aprendam pelo brincar, sem que sejam amarradas em padrões rígidos e mecânicos associados comumente com a escolarização tradicional.

Durante a conversa, foram citadas as seguintes publicações do Laboratório de Educação. Conheça e explore-os utilizando os links abaixo:

 

O áudio do programa está disponível aqui. Caso queira acompanhar esta e outras discussões sobre diferentes temas relacionados à infância, confira nossa playlist no YouTube.

Compartilhe
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar
Entrevistas

Que condições devemos garantir para potencializar a aprendizagem das crianças? Beatriz Cardoso discute esse e outros assuntos em entrevista com o Portal Aprendiz

No último mês, a presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso, concedeu uma entrevista ao ...

Saiba Mais
Informes

Laboratório de Educação inicia trabalho de campo para pesquisa realizada com a Faculdade de Educação de Harvard

Em julho de 2017, o Laboratório de Educação iniciou o trabalho de campo para a pesquisa Learning for ...

Saiba Mais
Publicações

“Interações em torno dos livros de literatura infantil que contribuem para a aprendizagem das linguagens oral e escrita”

A edição digital n 20 da revista colombiana Ruta Maestra da Fundação Santillana reuniu conteúdos especiais ...

Saiba Mais
Informes

Beatriz Cardoso apresenta o trabalho do Laboratório de Educação em encontro sobre primeira infância na Universidade de Harvard

A presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso, foi uma das especialistas convidadas ao primeiro ...

Saiba Mais
Publicações

“As crianças e as práticas de leitura e de escrita”

O projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, liderado por professoras da Universidade Federal de ...

Saiba Mais
Informes

Projeto Aprender Linguagem – Formação de Educadores é implementado em duas redes municipais de educação infantil

Em agosto deste ano, o Laboratório de Educação deu início à implementação do Projeto Aprender Linguagem ...

Saiba Mais