A brincadeira é atividade espontânea da criança? | Labedu

A brincadeira é atividade espontânea da criança?

6 de outubro de 2017

A presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso conversou com os ouvintes do programa “Revista Responde: Como criar seus filhos”, da rádio CBN sobre a importância da brincadeira na infância. Segundo a educadora, além da diversão, o brincar oferece às crianças a oportunidade de explorar o mundo que as rodeia a partir de diferentes perspectivas, colocando em jogo o que já conhecem sobre ele para construir novas aprendizagens.

Como bem cultural, a brincadeira não é inata, mas sim aprendida. Portanto, os adultos têm a responsabilidade de promover e valorizar esses momentos, compartilhando interações significativas com as crianças. A chave está numa ação equilibrada entre a proposta de contextos produtivos para que as crianças aprendam pelo brincar, sem que sejam amarradas em padrões rígidos e mecânicos associados comumente com a escolarização tradicional.

Durante a conversa, foram citadas as seguintes publicações do Laboratório de Educação. Conheça e explore-os utilizando os links abaixo:

O áudio do programa está disponível aqui. Caso queira acompanhar esta e outras discussões sobre diferentes temas relacionados à infância, confira nossa playlist no YouTube.

Compartilhe