Laboratório de Educação inicia trabalho de campo para pesquisa realizada com a Faculdade de Educação de Harvard | Labedu

Laboratório de Educação inicia trabalho de campo para pesquisa realizada com a Faculdade de Educação de Harvard

13 de outubro de 2017

Em julho de 2017, o Laboratório de Educação iniciou o trabalho de campo para a pesquisa Learning for All (Aprendizagem para Todos), uma investigação comparativa, interdisciplinar e multimétodo realizada em parceria com três professores da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard.

Duas questões principais orientam o estudo:

  • Por que em nível global, as escolas urbanas que atendem a populações vulneráveis têm tantos desafios para garantir que todas as crianças aprendam?
  • Quais são as melhores alavancas locais e globais para melhorar a aprendizagem para todos em escolas como essas?

 
O Brasil é o quarto local em que a pesquisa está sendo implementada; já foram coletados dados em três outros países: Colômbia, Peru e Botswana.

O Laboratório de Educação atuou nas fases de tradução e validação dos instrumentos de pesquisa, adequando-os ao contexto brasileiro. Também colaborou com a Secretaria Municipal de São Paulo para selecionar as 10 escolas que compõem a amostra da pesquisa, a partir das diretrizes traçadas pelos pesquisadores de Harvard para garantir a comparabilidade das análises internacionais.

A aplicação das diversas avaliações de linguagem e dos questionários sociodemográficos já ocorreu em 6 das 10 escolas das Diretorias Regionais de Educação do Campo Limpo, São Miguel e Capela do Socorro. Esta fase se estenderá até final do mês de novembro, quando enviaremos à Universidade de Harvard os dados sistematizados para análise.

Nossa equipe é formada por 3 pesquisadores de campo e 3 sistematizadores de dados que trabalham diariamente para garantir a eficácia e sucesso da pesquisa. A partir de outubro, estamos realizando também um estudo em profundidade, por meio do qual acompanharemos um dia na vida de 12 alunos das escolas e observaremos as interações em sala de aula de 12 turmas.

Compartilhe