O que importa é explicar... e aprender a se comunicar | Labedu
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O que importa é explicar… e aprender a se comunicar

2 de junho de 2017

Em mais um vídeo que circula nas redes sociais, vemos que a aprendizagem da linguagem não termina quando a criança aprende a falar, mas vai bem mais longe! O desenvolvimento da linguagem é muito mais complexo e longo do que se pode imaginar. Falar as primeiras palavras, frases, começar a fazer perguntas e a responder algumas delas são apenas uma parte do que significa saber se comunicar por meio da linguagem. Comunicar-se de forma competente também envolve aprender a explicar, justificar, construir argumentos, ainda que, de início, não sejam os mais convincentes. É isso que um vídeo que circula em redes sociais pode nos ajudar a ver:

O argumento que a pequena constrói é mantido – “pedi sorvete quente, mas me deram gelado” – na busca de justificar sua atitude. Ciente de ter agido de forma contrária à regra ou ao combinado feito com a mãe, a menina procura explicar o fato de ter tomado sorvete quando não podia e faz de tudo para colocar no outro a responsabilidade por isso.

Embora não seja o melhor dos argumentos, a criança procura entre seus conhecimentos aquilo que pode ajudá-la a construí-lo de forma que a mãe entenda  o que ela fez e não a responsabilize por isso. É provável que ela tenha se pautado em alguma colocação do tipo “sorvete é gelado, então não pode tomá-lo”. Se o problema está no “gelado”, reverter essa ideia parece uma boa solução: se o sorvete estivesse quente, não haveria problema. E, mais ainda, se ela “pediu” o sorvete quente e “lhe deram” gelado, que culpa pode ter?

Suas colocações e a insistência com que as mantêm podem soar apenas engraçadas quando vemos uma primeira vez. Porém, por trás disso está uma criança realmente ampliando seu potencial de comunicação por meio da linguagem oral, e estão também adultos que a escutam e dão espaço para essa aprendizagem!

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