O que as crianças pensam sobre... as palavras! | Labedu
Casos e Referências

O que as crianças pensam sobre… as palavras!

14 de julho de 2014
Este artigo faz parte da série:

O que as crianças pensam sobre...

Queremos compartilhar hoje alguns exemplos de palavras que explicitam o pensamento das crianças. E como já fizemos aqui, a intenção é convidá-los a nos enviar palavras como essas que representam o pensamento inteligente em ação.

No percurso de apropriação do universo que a envolve, a criança vai – entre tantas coisas – construindo seu repertório linguístico. Quando estamos atentos ao que elas constroem, podemos nos emocionar, nos surpreender com o que dizem e principalmente, com o motivo de dizerem o que dizem.

Como da outra vez em que propusemos que as crianças apreciassem imagens e fossem enviadas suas falas a respeito (para ver clique aqui), gostaríamos que nos enviassem situações similares a que iremos apresentar a seguir para que possamos compartilhar o quanto esses pequenos pensam sobre o mundo e como têm sua lógica inteligente e emocionante.

Veja alguns exemplos:

Situação 1*:

A professora presencia algumas crianças de 5 anos conversando: “Hoje de manhã estava uma “negrina” danada, minha mãe não via nada pela frente…
– O que é negrina? O amigo perguntou.
– É quando a nuvem não está em cima, está baixa, bem baixa…
– Então, você está falando da neblina!
– É?
– Não é “negrina”? Eu sempre pensei que fosse “negrina” porque os dias ficam mais negros quando as nuvens estão baixas… Eu acho mais bonito falar “negrina”! 

Situação 2:

Juliana com 3 anos adorava um doce típico de festa de aniversário. Para ela, se chamava brincadeiro. Nada mais natural e relacionado a esses momentos de tantas brincadeiras.

Situação 3:

Pedro, 5 anos, passando por um quarteirão de casas antigas não restauradas olha e diz para seus pais: “Essas casas estão desmorongadas, né?”

Talvez um junção de bagunçadas com desmoronadas?!

Quanto pensamento e quanta lógica!!!

Aguardamos as palavras das crianças.

Envie para nosso email, todacriancapodeaprender@labedu.org.br, com o nome da criança, idade e cidade em que mora.

Em breve divulgaremos aqui.

Será maravilhoso fazer uma nova galeria com o que pensam as crianças!

* Agradecemos a colaboração de Andrea Polo.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar