O valor das interações colaborativas entre as crianças | Labedu
Casos e Referências

O valor das interações colaborativas entre as crianças

11 de dezembro de 2017

Leia mais aqui sobre a importância de favorecer relações mais colaborativas e menos competitivas entre as crianças.

Vivemos em uma sociedade que valoriza muito a competitividade e a cultura dos vencedores. Ao incentivar esses tipos de interações, muitas vezes são deixados de lado aspectos importantes dos processos individuais de cada criança, bem como o investimento em situações colaborativas. Ambientes em que “ser melhor do que os outros” torna-se o maior objetivo costumam ser muito exigentes e menos tolerantes às diferenças.

Entretanto, quando os adultos promovem oportunidades para que as crianças interajam pensando no coletivo e levando em consideração o próximo e as diferenças, podem surgir situações emocionantes e surpreendentes! Tais momentos são ótimas oportunidades para aprender sobre respeito, cuidado com o outro, compaixão, altruísmo e senso de coletividade.

Um bom exemplo disso foi o que aconteceu no campeonato de futebol Junior World Challenge, no Japão. Confira o vídeo abaixo, com a tradução livre feita pelo Toda Criança Pode Aprender:

“Veja essas crianças consolarem seus oponentes de coração partido, no Junior World Challenge, no Japão. O time sub- 12 do Barcelona ganhou do time do Japão. O time japonês ficou visivelmente triste, então o time vencedor o consolou, nos mostrando o valor de sermos amáveis também nas vitórias. A compaixão sempre vence.”

É muito importante que nós, adultos, nos coloquemos como referências e modelos para as crianças. Se soubermos estabelecer relações colaborativas e socialmente conscientes, ensinaremos muito aos pequenos!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar