Os bebês e os livros | Labedu
Casos e Referências

Os bebês e os livros

22 de fevereiro de 2017

Ouvir leituras, desde bem cedo, favorece inúmeras aprendizagens.  E é isso o que nos mostra um bebê!

Que tal conhecer esse bebê “leitor”?

Sim, esse bebê atua como leitor, certamente imitando adultos que leem para ele rotineiramente. Dentre as tantas aprendizagens que a leitura oportuniza, está a de imitar procedimentos leitores, como faz esse bebê: segura o livro nas mãos e emite uma sequência contínua de sons, encadeada, sem deixar de olhar para a capa, exatamente como se faz quando se lê em voz alta!

Ler para as crianças desde bem cedo, como já comentamos aqui, aqui e aqui, oportuniza um amplo repertório de aprendizagens, o que inclui a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e a compreensão das variações que sofre quando é utilizada em distintos contextos, como para conversar ou ler, por exemplo.

E quando estamos falando de ler, desde bem cedo, estamos mesmo nos referindo aos bebês, como esse do vídeo, e até aos menores. Afinal, para que ele tenha aprendido e esteja imitando um contexto de leitura em voz alta é preciso que tenha interagido com essa situação muitas e muitas vezes, ou seja, desde bem pequenininho e, quem sabe, desde quando ainda estava dentro da barriga de sua mãe!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar