Projeto 100 câmeras: Como o olhar de uma criança pode ajudar a mudar sua comunidade? | Labedu
Casos e Referências

Projeto 100 câmeras: Como o olhar de uma criança pode ajudar a mudar sua comunidade?

Foto tirada por Josephine, 14 anos. Sudão do Sul. Retirada de Projeto 100 Câmeras.
11 de maio de 2016

Conheça aqui o Projeto 100 Câmeras. A iniciativa busca dar voz a crianças de comunidades carentes por meio da linguagem fotográfica.

Você já ouviu falar do Projeto 100 Câmeras? Essa iniciativa foi criada por quatro americanas, Emily Schendel, Angela Popplewell, Kelly Reynolds e Susanna Kohly, em 2008. As fundadoras partiram da ideia de que uma criança com uma câmera poderia capturar imagens da vida em sua comunidade de uma perspectiva muito especial, diferente da adulta.

Em uma primeira experiência, no Sudão do Sul, crianças de um orfanato receberam máquinas fotográficas e capturaram imagens de vivências, situações, personagens e ambientes de seu dia a dia. Já comentamos aqui e aqui o quanto o olhar sensível dos pequenos para o mundo e para o cotidiano pode oferecer novas compreensões e insights, livres de naturalizações e banalizações que nós adultos tendemos a fazer automaticamente. Essa perspectiva surpreendente do olhar infantil não deixou de aparecer nessa primeira atuação do projeto! Assim, abriram-se portas para que a proposta se repetisse também em outros lugares.

O 100 Câmeras, além de valorizar o ponto de vista das crianças sobre sua própria comunidade e de ensiná-las novas formas de expressão por meio da fotografia, ainda permite que recursos gerados pela venda das fotos sejam redirecionados para promover a educação e a saúde locais. Dessa maneira, as crianças também percebem que sua forma de ver o mundo e de contar histórias pode ajudar a contribuir com a vida em comunidade. Segundo o site do projeto, o objetivo está justamente em:

“Empoderar as crianças para que percebam que podem criar mudanças concretas compartilhando suas histórias. Acreditamos em ajudar as crianças a compreender desde cedo que suas vozes e perspectivas importam para as suas próprias trajetórias de vida e para o futuro da sua comunidade, independentemente de suas condições atuais ou de seu background.” *

O 100 Câmeras já foi realizado em cidades americanas e ainda em localidades de Cuba e da Índia. Vale a pena conferir o site e conhecer não só as belas e reveladoras fotografias, como também mais sobre essas crianças fotógrafas!  Confira algumas das imagens a seguir.



Foto tirada por Kiden, 16 anos. Sudão do Sul.

Foto tirada por Eduardo, 11 anos. Cuba.

Foto tirada por Alexander, 13 anos. Cuba.

Foto tirada por U. Iswariya, 16 anos. Índia.

Foto tirada por Nandhini, 16 anos. Índia.

*To empower kids to realize they can create tangible change by sharing their stories, one community at a time. We believe in helping kids learn young that their voices and perspectives matter in their lives and in the future direction of their communities – no matter their background or current circumstances.

Para saber mais, acompanhe o Projeto 100 Câmeras no Facebook!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar