Quando é o Dia das Crianças? | Labedu
Casos e Referências

Quando é o Dia das Crianças?

11 de outubro de 2013

O dia das crianças deveria ser o dia em que as crianças são consideradas protagonistas da vida. Em que atividades e ações são voltadas para que sejam felizes, respeitadas, que ampliem seus horizontes, seu desenvolvimento, que possam aprender sempre e mais… 

O Dia das Crianças não precisa ser um dia voltado para a aquisição de objetos que quem os compra pensa que possa simbolizar o amor que sentimos por elas.

Mundialmente, o dia das crianças é considerado o dia em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança – 20 de novembro. Mas, na prática, cada país tem um dia para a comemoração.

No Brasil, esse dia foi promovido pela indústria de brinquedos e o comércio de objetos voltados para as crianças e definido para 12 de outubro. Desse modo, perdeu seu valor intrínseco como referencial ao reconhecimento dos direitos e das necessidades vitais para o desenvolvimento físico, mental, emocional e social dos pequenos.

Será que poderíamos comemorar de outra maneira esse dia? De forma menos consumista e mais significativa em valores?

Há alguns dias atrás, em Barcelona, realizou-se uma atividade que poderia ser considerada uma verdadeira comemoração do Dia das Crianças. O evento chamado “L’Art trenca closques”* foi uma ação conjunta de 24 artistas e ilustradores de livros para crianças que se encontraram no bairro de Poblenou, em frente a uma biblioteca pública, para ilustrar um enorme quebra-cabeças.

Um evento organizado por uma livraria chamada Libreria La Petita e teve a colaboração de editoras de livros para crianças com um único objetivo: promover a relação entre leitura, plástica e jogo.

pintores 2 pequeno

Foto: Garatujas Fantásticas

Os artistas foram convidados a pintar personagens em grandes caixas e as crianças a pintarem em caixas pequenas.

A atividade foi uma divertida experiência compartilhada com pais e outros adultos que também estavam nesse dia ensolarado de sábado.

8

101112

Além disso, havia espaço para desenhar com giz no chão, compartilhando os materiais e as ideias com amigos que vieram juntos ou que foram feitos ao longo da manhã.

A atração também contou com diferentes apresentações musicais, desde uma batucada até canções infantis do folclore catalão.

13

14

 

Ao final, as crianças puderam mexer no quebra-cabeças, mudar os personagens e brincar com suas diversas possibilidades.

15

16

17

As crianças tiveram a oportunidade de compartilhar atividades e ter uma vivência cultural. Isso nos deixa espaço para refletir: o que as crianças podem aprender em situações como essas?

O que nos chama a atenção: todos estão juntos, as crianças têm liberdade para fazer, experimentar, socializar e trocar. A diversão está garantida… e provavelmente ficará por muito tempo em suas lembranças… precisa de mais para um dia produtivo e feliz?

Para ver mais acesse o Garatujas Fantásticas que estava, junto com Toda Criança Pode Aprender, por lá também.

* Em tradução livre: A arte desarma sua cabeça.

Fotos de Toda Criança Pode Aprender

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar