Teatro “Doutor Botica” chega à cidade de São Paulo | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Teatro “Doutor Botica” chega à cidade de São Paulo

Imagem retirada de Pixabay
3 de novembro de 2017

O primeiro, só para crianças!

Inspirado no ambiente de circo, o Teatro Doutor Botica teve sua primeira sede fundada em Curitiba, no ano de 2001, por meio da iniciativa de Miguel Krigsner, presidente do Grupo O Boticário. Miguel conta que desde pequeno é apaixonado pela técnica milenar da arte com bonecos e sonhava com um espaço dedicado exclusivamente a isso. Com objetivo de preservar e difundir essa particular experiência cultural, foi na capital paranaense que tudo começou a acontecer. O foco era desenvolvimento e pesquisa de novas linguagens, democratização do acesso a todas as camadas da população e formação de profissionais da área.

Acredita-se que o teatro de bonecos surgiu há muitos e muitos anos com os homens da caverna, que brincavam com as sombras nas paredes para entreter suas crianças. Fato é que foi mesmo no Oriente que ele ganhou maior destaque, tamanha a perfeição do artesanato usado nessas produções que hipnotizavam seus espectadores. Desde então, essa forma de arte foi ganhando novas leituras e particularidades com a cara de cada região por onde se instalou.

Na nova unidade do Doutor Botica na zona leste de São Paulo, mais precisamente no shopping Metrô Tatuapé, a capacidade é de 253 lugares, feitos de poltronas coloridas, com assentos mais baixos e cheios de almofadas, a fim de melhor receber o público infantil. A partir de outubro de 2017 o teatro conta com peças e atividades gratuitas, como oficinas ministradas por artistas que ensinarão os pequenos a produzirem e darem vida aos fantoches!

Frederico Reder, gestor do espaço, afirma que a ideia é que este seja um ambiente plural, coletivo, onde as famílias se sintam convidadas a participar dos espetáculos, das brincadeiras e dos debates relacionados à infância. Por meio de uma rica programação envolvendo músicos, como os cancioneiros do Palavra Cantada, fantoches do Giramundo e Articularte, atores, palhaços etc., buscam entregar um entretenimento de qualidade aos pequenos. Além do caráter prazeroso e lúdico, estão em jogo as aprendizagens relacionadas aos sentidos e emoções, que são acionados a partir dessas formas de arte. Por isso, é importante que a arte seja parte da vida desde a infância!

E você, o que achou dessa notícia? Se por acaso tiver a oportunidade de conhecer o Teatro Doutor Botica, conte-nos abaixo como foi a sua experiência!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar