Um jogo de tabuleiro para pensar o descongelamento dos polos | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Um jogo de tabuleiro para pensar o descongelamento dos polos

19 de setembro de 2013

Os problemas ambientais viraram pauta importantíssima nos últimos anos. Pensar sobre nosso planeta é pensar sobre nosso futuro. Como envolver as crianças nesse tema desde cedo?

A conscientização ambiental é um tema disseminado e refletido por todos os indivíduos de forma geral. É preciso entender as consequências que as atitudes pessoais e os hábitos diários, dos mais simples aos mais complexos, têm na poluição, no desmatamento, na exploração de recursos não renováveis… e isso tem influência direta no futuro do planeta.

A empresa alemã GEOlino, em conjunto com a agência de comunicação Kolle Rebbe, focou em estudos para buscar maneiras para que esse tema chegasse às crianças, afinal, a conscientização de problemas ambientais desde a infância pode trazer enorme mudança de hábitos e atitudes nas gerações seguintes, promovendo uma sociedade mais atenta a essas questões.

Com esse objetivo, a empresa construiu um jogo de tabuleiro muito interessante chamado MELTDOWN (ou, em português, “Descongelamento”).

A meta do jogo é fazer com que uma família de ursos polares atravesse o gelo para atingir um lugar seguro. Essa não é uma viagem fácil: o tabuleiro, construído com gelo de verdade, começa lentamente a derreter. O jogo se transforma em uma corrida contra o tempo, em que as crianças têm que responder perguntas sobre o aquecimento global e preservação ambiental para poder salvar os ursos polares antes que o gelo abaixo deles derreta.

A situação criada no jogo imita, em pequena escala, uma situação real: o tabuleiro simula consequências diretas do aquecimento global, como o derretimento dos polos e a dificuldade da biodiversidade local (nesse caso, os ursos polares) de lidar com a situação.

Através de uma brincadeira, a empresa possibilitou que crianças se envolvessem e aprendessem diversas questões complexas e atuais de uma maneira muito envolvente.

Iniciativas como essas são essenciais para ajudar a construir uma visão crítica do assunto desde a infância.

Vale a pena conferir:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar