Um site para conhecer brincadeiras de vários cantos do Brasil | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Um site para conhecer brincadeiras de vários cantos do Brasil

Imagem retirada de Mapa do Brincar
7 de dezembro de 2018

Que tal acessar o portal e brincar com as crianças?

Aqui no Toda Criança Pode Aprender já comentamos diversas vezes sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança. As diferentes formas de brincar permitem, entre muitos outros aspectos, explorar o mundo e o próprio corpo, interagir e construir relações, experimentar diferentes papéis sociais, imaginar e criar hipóteses sobre fenômenos observados.

Além de tudo, as brincadeiras são expressões da cultura de um local e revelam a história e as tradições de um povo. Aqui nesse post havíamos sugerido um portal que compartilha brincadeiras de diferentes regiões do Brasil. Além dele, o Mapa do Brincar também é uma ótima referência para conhecer ainda mais brincadeiras de nosso país! Inciativa da “Folhinha” (suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo) o site reúne cerca de 750 brincadeiras que foram recolhidas e registradas a partir de pesquisas com crianças de diversas regiões de nosso país entre 2009 e 2011.

O Mapa do Brincar ainda possui uma galeria de desenhos, vídeos, áudios e fotos, além de dicas de links, CDs e livros. Vale a pena explorar o portal e encontrar novas brincadeiras junto com as crianças!

O vídeo a seguir traz algumas informações para quem quiser saber mais sobre o projeto:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar