Sobre o Carnaval | Labedu
Casos e Referências

Sobre o Carnaval

Imagem retirada de Unsplash
28 de fevereiro de 2018

Aproveitando a recente passagem por uma das celebrações mais tradicionais em nosso país, que tal resgatar as suas origens e pensar sobre a importância de apresentar essa tradição aos pequenos?

O Carnaval é comemorado há muitos séculos pelo mundo afora, acontecendo sempre quatro dias antes da quarta-feira de cinzas, que é quando se inicia a Quaresma (na religião católica, o período que antecede a Páscoa). Mesmo que relacionando com o calendário cristão, é uma festa pagã que ganhou uma cara toda especial dentro do território brasileiro, dando seus primeiros sinais ainda no século XVII, em Pernambuco. Na ocasião, trabalhadores das Companhias de Carregadores de Açúcar e das Companhias de Carregadores de Mercadorias se reuniam para a Festa de Reis, formando cortejos com caixões de madeira e improvisando cantigas em ritmo de marcha.

Em cada estado essa comemoração se configurou de uma forma, e hoje em dia suas manifestações vão desde grandes desfiles de escolas de samba até blocos dos mais variados que passam pelas ruas e salões das cidades. Instrumentos, batuques, fantasias, serpentinas, confetes e purpurinas se combinam em ritmos e cores para ocupar os espaços e fazer a maior festa do mundo acontecer!

Além de envolver brincadeiras, danças, músicas, fantasias e interações lúdicas, é uma ótima oportunidade para inserir as crianças no universo vibrante que valoriza e ensina tantas coisas bonitas sobre a nossa cultura popular. E é a partir dos modelos adultos que essa transmissão se dará, seja dentro de casa, na escola ou em espaços públicos, onde esse contato se torna possível.

Segue abaixo um vídeo, onde as crianças organizadas com simples objetos improvisados nos mostram o que diz a própria legenda: “Carnaval não se entende, carnaval se sente! Sinta a liberdade!”

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar