teste
Cidade Parque de Diversões

Cidade Parque de Diversões – Roteiro “Feiras e Mercados”

Cidade Parque de Diversões – Roteiro “Feiras e Mercados”
6 de dezembro de 2018..
Este artigo faz parte da série:

Cidade Parque de Diversões

“Feiras e Mercados” é o tema de um dos roteiros de passeio da plataforma Cidade Parque de Diversões.

Clique aqui e acesse o Roteiro “Feiras e Mercados”

Esses espaços, que muitas vezes fazem parte da rotina, possibilitam experiências sensoriais de todos os tipos: além da sonoridade dos vendedores oferecendo seus produtos, é possível encontrar desde alimentos frescos até peças artesanais e objetos ainda desconhecidos.

Feiras e mercados são feitos de muitas cores, cheiros, sabores e sons, e favorecem muitos aprendizados. Neles, as crianças podem conhecer novos alimentos, descobrir como eles são plantados, identificar a diversidade de objetos ou de texturas e espécies de legumes e verduras, e até aprender sobre matemática, já que para fazer compras é preciso realizar pequenos cálculos. Com o tempo, ao visitar diferentes tipos de feiras e mercados, os pequenos também podem observar, reparar e conversar sobre as muitas formas em que esses ambientes podem ser apresentados, comparando suas semelhanças e diferenças.

Um passeio pode ser dividido em três partes: antes, durante e depois. A plataforma Cidade Parque de Diversões oferece materiais de apoio para todos estes momentos:

ANTES

Antes de sair, você e as crianças podem olhar nosso mapa de sugestões e escolher qual feira ou mercado querem visitar.

Confira os locais de outros roteiros perto da sua região neste outro mapa.

Também é possível ler algumas sugestões de assuntos para conversar com as crianças durante o passeio, aguçando o interesse, a imaginação e o senso crítico delas. Como feiras e mercados muitas vezes já são espaços que fazem parte da rotina com as crianças, sugerimos algumas dicas que podem enriquecer esses passeios, provocando os pequenos a olharem o familiar com novos olhos, levantando novas questões e levando a curiosidade para longe!

DICAS PARA ENRIQUECER O PASSEIO 

Assuntos para conversar com as crianças:

– Como as estações do ano afetam o que chega ao mercado e à feira? Quais são as comidas que mudam no mercado e na feira dependendo da estação do ano? E quais são as que vendem o ano inteiro?
– Será que os alimentos que estão à venda em São Paulo são os mesmos que você veria em um mercado em Belém do Pará? E será que são os mesmos que são vendidos em feiras na França ou na China?
– Os vegetais podem crescer de muitos jeitos diferentes: desde debaixo da terra até o alto das árvores. Experimente perguntar aos feirantes sobre onde e como as comidas crescem.
– Como as coisas chegam até a feira ou o mercado? Cada objeto tem uma história. Tente escolher um objeto na feira e imagine o trajeto dele, desde o momento em que foi feito até a hora em que você o viu pela primeira vez.
– Comer também é um jeito de aprender. Que tal experimentar uma nova comida? Descreva o gosto dela: é doce ou salgado? É azedo? Como é a textura na boca: lisa? Enrugada? Gosmenta? Crocante? É quente ou fria? O cheiro é diferente do gosto?

Lista de materiais para levar no passeio:

– Lupa;
– Fita métrica;
– Papel e lápis.

Com esses materiais é possível fazer diferentes atividades, como por exemplo observar os detalhes das frutas e vegetais, descobrir os seus tamanhos e anotar seus nomes e curiosidades sobre eles.

DURANTE

Durante a saída, o roteiro (que pode ser impresso ou digital) oferece orientações que favorecem momentos de aprendizagem e também se transforma: oferece um jogo educativo para criança, que pode ser preenchido ao longo de uma série de passeios por diferentes feiras e mercados.

Clique aqui e acesse o Roteiro “Feiras e Mercados”

DEPOIS

Em breve, publicaremos no site um Diário de Experiências na Cidade, que poderá ser preenchido após os passeios para relembrar e refletir sobre o dia. O diário, além de ser um registro que guarda lembranças a partir de desenhos, fotos e escritos, também ajuda a sedimentar as aprendizagens do dia.

E, para quem quiser continuar as conversas e responder às perguntas levantadas durante o passeio, basta acessar nossa curadoria de sites com conteúdo de qualidade que podem oferecer informações adicionais sobre o tema.

RECURSOS DE PESQUISA

Biblioteca do Mapa de Feiras Orgânicas“Quais são as frutas nativas do Brasil mais exóticas?”, publicado no site da Revista Mundo Estranho
Cartilha Infantil “Hortas Urbanas”, publicado pela Prefeitura de São José dos Campos
“Guia de Frutas e Hortaliças”, publicado no site da Revista Globo Rural
Guia “Sazonalidade dos Produtos Comercializados”, publicado no site da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)
“Veja como seriam legumes e frutas sem a seleção artificial”, publicado no site Segredos do Mundo

Que tal escolher um roteiro em Cidade Parque de Diversões e proporcionar momentos de diversão e aprendizagem às crianças? Bom passeio!

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar