Labedu | Laboratório de Educação

O Labedu

O Laboratório de Educação promove a melhoria de práticas educativas através de metodologias, projetos e produtos desenvolvidos de forma sistêmica, com base em pesquisa, implementação e avaliação. Nossa atuação gera transformações em diferentes contextos e escalas, garantindo aprendizagens significativas para as crianças, dentro e fora da escola.

Como atuamos

×
DA PESQUISA À PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APLICÁVEL
  • Identificamos desafios estruturais no processo de aprendizagem das crianças brasileiras, levando em consideração a produção científica mais atualizada no campo educacional e o levantamento de diagnósticos nos próprios territórios.
  • Desenvolvemos materiais e conteúdos pedagógicos estratégicos, sistematizados em metodologias, que disponibilizamos gratuitamente por meio de plataformas digitais.
DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APLICÁVEL À IMPLEMENTAÇÃO
  • Implementamos, monitoramos e aprimoramos nossas metodologias por meio de projetos em diferentes contextos e escalas.
    • Estabelecemos parcerias com redes públicas de ensino, bem como instituições públicas e não governamentais de apoio à infância, nas áreas de Saúde, Cultura, Assistência Social, entre outras.
    • Promovemos a formação continuada de educadores formais e informais, em uma perspectiva sistêmica.
  • Desenhamos processos formativos com começo, meio e fim, visando a apropriação de nossos conteúdos pelos quadros locais dos sistemas públicos de ensino e áreas relacionadas, para que possam implementar mudanças em suas práticas de forma autônoma e sustentável.
DA IMPLEMENTAÇÃO À PESQUISA
  • Realizamos o monitoramento da implementação de todos os nossos projetos, a fim de acompanharmos de perto o percurso transformador pelos quais passam os quadros participantes.
  • Baseamo-nos em múltiplas fontes de informação (questionários, entrevistas e roteiros estruturados de observação) para traçarmos planos de atuação adequados aos desafios de cada realidade.
  • Devolvemos à pesquisa as questões geradas na aplicação prática do conhecimento pedagógico, reiniciando o ciclo na busca do aprimoramento constante das nossas metodologias de atuação.

Princípios da nossa atuação

Para embasar ações e estratégias não basta definir, produzir e disponibilizar conteúdos de qualidade. Vivemos num contexto em que a informação está amplamente disponível, inclusive de forma excessiva. A questão que se coloca é como ajudamos os educadores a filtrar e traduzir esses conhecimentos na prática. Neste contexto, o Labedu aposta nos seguintes princípios:

Articulação

Articulação

Conectamos pesquisa e implementação, contextos de aprendizagem formais e informais, conhecimentos teóricos e práticos. Desenvolvemos parcerias entre diversos setores, integrando diferentes formas de atuação para transformar práticas educativas em escalas micro e macro.

Conhecimento pedagógico

Conhecimento pedagógico

É a peça-chave para processos de implementação de políticas públicas. A transformação sistêmica e sustentável das práticas educativas exige conhecimento sobre como as crianças e também os adultos aprendem novas maneiras de entenderem e desempenharem seus papéis, sejam eles dentro ou fora do contexto escolar.

Reprodução é diferente de apropriação

Reprodução é diferente de apropriação

Não basta promovermos mudanças mecânicas, sem compreensão ou intencionalidade, é preciso impulsionarmos experiências formativas que deem sentido a novos modos de fazer. A implementação de um projeto é o início, mas a transformação em direção à autonomia se dá no processo.

Qualidade ao invés de quantidade

Qualidade ao invés de quantidade

A partir de focos estratégicos, aprofundamos e fortalecemos o papel profissional de quem atua nos sistemas públicos de ensino e de apoio à infância. Não estamos em busca de abranger todos os campos de conhecimento, mas de investir em caminhos estruturais que sejam ponto de partida para futuras transformações.

Alguns números do Labedu

ALCANCE

+4.100.000

ADULTOS

utilizam nossos materiais e conteúdos pedagógicos gratuitos

FORMAÇÃO

+5.150

EDUCADORES

formais e informais participaram dos nossos processos formativos

PRODUÇÃO ACADÊMICA

21

PARTICIPAÇÕES

em seminários nacionais e internacionais

+50.000

CRIANÇAS

foram impactadas pelos nossos projetos

+1.700

HORAS

de formação realizadas

25

PUBLICAÇÕES

acadêmicas e destaque em mídia nacional

Nossa causa

As crianças aprendem o tempo todo e em qualquer lugar. Aquilo que observam e vivenciam tem potencial para impactar seu desenvolvimento de forma favorável ou não. Por isso, o nosso papel enquanto adultos é fundamental!

Está em nossas mãos mediar as interações das crianças com o mundo, assim como servir de referência, dando exemplos a partir de nossas atitudes e decisões. O que as crianças aprendem, como se desenvolvem e que adultos se tornarão depende de nós!

Neste contexto, o Laboratório de Educação busca provocar reflexões e sensibilizar os adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças com que convivem, oferecendo meios para promover interações significativas dentro e fora da escola.

logo-ashoka
logo-harvard