25 de novembro de 2019
Celebrando o programa que mistura contação de história, animações e dinâmicas ao vivo!
No mês da consciência negra, o Curtas que Arrebatam relembra alguns episódios do programa Livros Animados, do Canal Futura, todos sob a aba do projeto transversal “A Cor da Cultura”, que coloca a negritude no centro da programação.
A Cor da Cultura é um projeto de valorização da cultura afro-brasileira. Foi criado em 2004 a partir de uma parceria entre o Canal Futura, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a Petrobras, a TV Globo e a Seppir – Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto se manifesta por meio de uma série de recursos didáticos e pedagógicos voltados para dentro e fora da escola, como cadernos de formação de professor e programas de televisão.
Livros Animados é um programa infantil de incentivo à leitura, que combina contação de histórias, animações de livros e dinâmicas lúdicas ao vivo entre um grupo de crianças de 5 a 9 anos junto com a apresentadora Vanessa Pascale. A iniciativa valoriza a importância da representatividade para uma parcela tão grande da população brasileira, e a relevância do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, que é lei desde 2003.
Selecionamos um capítulo de cada temporada do celebrado programa, que teve edições de 2004 a 2013. Cada episódio traz dois livros, sempre com protagonistas negros.
Convidamos vocês e os pequenos a se deliciarem com essas histórias:
Livros Animados I, Episódio 01:
Contos africanos para crianças brasileiras + Como as histórias se espalharam pelo mundo
Livros Animados II, Episódio 02:
Menino de Argila + Obax
Livros Animados III, Episódio 03:
O Mundo no Black Power de Tayó + Nikké e a história dos Cabelos